Quinta, 07 de Fevereiro de 2019 - 17:10

Casos de câncer associados à obesidade aumentam nos EUA

Casos de câncer associados à obesidade aumentam nos EUA
Foto: Shutterstock

Os Estados Unidos registraram, entre 1995 e 2015, um forte aumento de casos de câncer relacionados à obesidade entre os jovens adultos. Os dados são de um estudo que analisou dois terços da população norte-americana.

 

De acordo com os pesquisadores, os casos de metade dos 12 cânceres associados à obesidade - colorretal, útero, vesícula biliar, rins, pâncreas e mieloma múltiplo - aumentaram entre os menores de 50 anos no período analisado. A variação é ainda maior entre os mais jovens.

 

"A obesidade está a ponto de superar o tabaco como a causa principal de mortalidade por câncer evitável", alertou a Sociedade Americana de Oncologia Clínica.

 

O número de pessoas mortas devido ao câncer nos EUA reduziu entre 1980 e 2014. A queda está relacionada principalmente à diminuição do número de fumantes. No entanto, os pesquisadores acreditam que, no futuro, esses números devem voltar a crescer devido ao aumento da obesidade no país.

 

Apesar da afirmação, não há informações sobre o motivo pelo qual seis dos 12 tipos de câncer relacionados à obesidade não tiveram aumento dos casos.

Histórico de Conteúdo