Quinta, 07 de Fevereiro de 2019 - 15:10

Instituto realiza mutirão de catarata no bairro do Canela

Instituto realiza mutirão de catarata no bairro do Canela
Foto: Divulgação

O Instituto Brasileiro de Oftalmologia e Prevenção da Cegueira (IBOPC) realiza, a partir da próxima segunda-feira (11), um mutirão de catarata para atendimento gratuito a pessoas idosas.

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é responsável por quase metade dos casos de cegueira de todo o mundo. A causa mais comum para o surgimento da doença é o envelhecimento, e o único tratamento eficaz é a cirurgia.

 

"A catarata é diagnosticada quando o cristalino, que é a lente natural dos olhos, perde a sua transparência e começa a ficar opaco. O paciente pode sentir embaraçamento visual, com perda parcial ou total da visão. Por isso, essas ações preventivas, em que a população tem acesso a médicos especialistas são tão importantes", afirmou a médica oftalmologista Camila Koch.

 

A ação do IBOPC acontece entre os dias 11 e 28 de fevereiro, na sede do instituto, no Canela. É necessário que o paciente tenha idade acima de 60 anos e apresente carteira de identidade, comprovante de residência e cartão do SUS. Aqueles que possuem idade inferior também poderão ser atendidos, mediante apresentação de requisição médica. Serão distribuídas 200 senhas por semana, e o atendimento será feito por ordem de chegada.

Histórico de Conteúdo