Pesquisadores encontram molécula que reduz danos de consumo de álcool, incluindo ressaca

Foto: USP Imagens
Um estudo coordenado por pesquisadores espanhóis descobriu detalhes do que acontece com o cérebro humano durante o consumo de álcool. No entanto, essa não foi a maior novidade apresentada. Os cientistas sinalizaram um promissor antídoto contra os danos que o álcool causa aos neurônios, incluindo a ressaca. Segundo o jornal El País, a pesquisa dirigida por Laura Orío, da Universidade Complutense de Madri (UCM), apontou que a oleoletanolamina (OEA), molécula que aumenta a sensação de saciedade, tem efeito neuroprotetor. A partir de testes em ratos, descobriu-se que o sistema imunológico inicia um efeito inflamatório no cérebro logo após o início da ingestão de álcool. No entanto, quando se mistura a OEA ao álcool, os danos cerebrais e a inflamação são reduzidos. "O que notamos nos ratos com alto nível de álcool é que se comportavam como se estivessem doentes, com declínio generalizado", explicou Orío. A pesquisadora afirma que, a longo prazo, a molécula pode ser convertida em uma pílula contra os efeitos do álcool.