Surgida na China, coronavírus chega à Malásia e à Austrália
Foto: Divulgação

Três casos da doença respiratória foram confirmados neste sábado (25) na Malásia, no país do sudeste asiático, e outro na Austrália. De acordo com o G1, já são 12 os países em 4 continentes afetados pela infecção que surgiu na China e já matou 41 pessoas desde o início do ano.

 

Na Austrália, o caso confirmado é de um homem que chegou a Melbourne, no sudeste do país, há uma semana procedente da cidade de Wuhan, epicentro do surto na China. Ainda de acordo com a nota, na última sexta (24), os Estados Unidos confirmaram o 2º caso da doença no país, e a França registrou três, os primeiros na Europa. Também há casos no Nepal, na Tailândia, Vietnã, Arábia Saudita, Coreia do Sul e Japão.

Sábado, 25 de Janeiro de 2020 - 00:00

Com obras avançadas, Policlínicas de Salvador atenderão regiões com maior demanda

por Jade Coelho

Com obras avançadas, Policlínicas de Salvador atenderão regiões com maior demanda
Foto: Ascom Sesab

Com terrenos doados e construções custeadas pelo governo do estado, Salvador vai receber ainda em 2020 duas Policlínicas Regionais de Saúde. Após a entrega, a administração das unidades será de responsabilidade da gestão municipal. Os números já alcançados pelas policlínicas em todo o estado são comemorados pelo coordenador dos consórcios de saúde da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), Nelson Portela. Em todo estado já são 15 unidades que beneficiam até o momento cerca de oito milhões de baianos, total que representa, de acordo com Portela, em torno de 70% da população baiana.

 

Os equipamentos da capital ficarão nos bairros de Escada, no Subúrbio Ferroviário, e Narandiba, na região do Cabula. A Policlínica Regional de Saúde em Narandiba está com 25% de obras concluídas. A unidade de Escada está com 50% da construção executada. As informações são da Sesab. Nelson Portela ainda explica que a localização das estruturas visaram o número de pessoas que poderiam ser beneficiadas e o acesso. “São localidades que a gente entende que teriam maiores demandas, por isso a escolha dessas localidades”, disse o coordenador dos consórcios de saúde.

 

Diferente das policlínicas do interior, em que diversos municípios de cada uma das regiões beneficiadas formam um grupo para gerir as policlínicas, em Salvador a administração das unidades não será feita por um consórcio. O motivo, de acordo com Nelson, foi opção da própria gestão municipal.

 

Para a administração das unidades o estado entra com 40% do custo e os consórcios com os 60% restante, conforme Nelson Portela. O recurso empregado pelo estado com cada uma das unidades varia de R$ 800 mil a R$ 1 milhão.

 

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, classifica as policlínicas como um “modelo que deu certo”. “Desde o início do seu mandato, o governador Rui Costa identificou um vazio assistencial entre a atenção básica e a hospitalar, compreendido pelos exames e consultas especializados. Esse vazio impactava fortemente a capacidade de resolução dos médicos na atenção primária, ou seja, nos postos de saúde. O projeto das policlínicas visou minimizar essa deficiência, implantando estruturas de grande porte em todas as regiões de saúde. Quase três anos após a inauguração da primeira policlínica, constatamos que o modelo deu certo e estamos ampliando para 24 regiões atendidas, o que será atingido ainda no final de 2020”, disse Vilas-Boas ao Bahia Notícias.

 

As policlínicas têm o objetivo de regionalizar a Saúde e desafogar a procura por atendimentos nos hospitais. As unidades oferecem atendimentos e exames em especialidades como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastrenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia e obstetrícia, mastologia e urologia. As policlínicas também realizam exames como ressonância magnética com e sem contraste, tomografia com e sem contraste, mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, ergometria, mapa, holter, eletroencefalograma, raio-X, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, nasolaringoscopia, colposcopia, histeroscopia, cistoscopia, serviços ligados às especialidades de oftalmologia, entre outros.

 

Com obras avançadas, a próxima unidade entregue será a de Barreiras, no oeste do estado. O prefeito da cidade, Zito Barbosa (DEM), destacou que o município doou o terreno para a construção da unidade e está com boas expectativas para a inauguração e início dos atendimentos. “Esperamos que com a inauguração da policlínica possa ajudar os municípios. Nós teremos vários serviços, principalmente de imagens, são em torno de 22 serviços de imagem, é um tipo de atendimento caro, que os municípios hoje bancam, e nós vamos ter com a inauguração da policlínica essa melhoria para o atendimento da nossa população”, disse Zito.

Governo Federal realiza mutirão de perícias com crianças com microcefalia em Salvador
Foto: Reprodução/EBC

O governo federal realiza neste sábado (25), em Salvador, o segundo mutirão de perícias com crianças com microcefalia. A intenção é identificar as crianças que poderão receber a pensão especial vitalícia. O atendimento acontecerá na agência da Previdência Social Salvador, bairro de Brotas, na Rua Ariston Bertino de Carvalho, a partir das 9h.

China constrói hospital com mil leitos para conter avanço e tratar novo coronavírus
Foto: Reprodução/Youtube

Na tentativa de conter o avanço de novos casos de coronavírus, que já matou 26 pessoas e tem mais de 900 casos confirmados até esta sexta-feira (24), o governo da China está em uma corrida científica e estrutural. Além da China, outros oito países tiveram registros da doença.

 

O país está desenvolvendo pesquisas a fim de identificar detalhes da cepa do vírus, e está construindo um hospital para tratar exclusivamente dos infectados e restrições de circulação e fechamento de pontos turísticos. As informações foram divulgadas pelo Xinhua News.

 

O empreendimento segue o modelo de Pequim para tratamento de doenças respiratórias agudas, conhecidas como SARS. O hospital terá 1 mil leitos, uma área de 25 mil m² e deverá ser inaugurado em 3 de fevereiro.

Serviços de saúde e combate ao estresse acontecem no Parque da Cidade no domingo
Foto: Divulgação

O Colégio Médico de Acupuntura da Bahia vai promover um evento com serviços de saúde gratuitos no Parque da Cidade neste domingo (26). Serão ofertados testes de glicemia, aferição de pressão, massoterapia, ginástica laboral, palestras antiestresse com o médico Walter Viterbo, o tema relacionamentos será tratado pelo psicoterapeuta, palestrante e professor Garrido, ainda serão dadas orientações sobre como ter uma alimentação saudável.

 

O evento ainda vai validar o novo protocolo médico de prevenção do estresse do Colégio Médico de Acupuntura da Bahia. Uma pesquisa está sendo realizada em Salvador, com pacientes e o público em geral. Os resultados vão servir de referência para uma vida sem estresse, seguindo o proposto pelo método S.E.M.E.A.R.

 

Embora muitas vezes despercebido, o estresse é uma enfermidade que atinge a maioria das pessoas. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que 90% da população mundial sofre desse mal.

Sexta, 24 de Janeiro de 2020 - 13:20

Suspeita de morte por H1N1 é investigada em Eunápolis, confirma Sesab

por Ailma Teixeira

Suspeita de morte por H1N1 é investigada em Eunápolis, confirma Sesab
Foto: Reprodução / Planserv BA

A causa da morte de um homem, ocorrida nessa terça-feira (21) em Eunápolis, é investigada pelos órgãos de saúde. Há suspeita de que o óbito tenha sido provocado pela gripe H1N1.

 

Procurada pelo Bahia Notícias, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) confirmou a suspeita e disse que medidas de prevenção e controle já foram adotadas na comunidade. Enquanto a investigação está em andamento, eles aguardam o resultado de exames laboratoriais.

 

O BN também procurou a Secretaria Municipal de Saúde, mas não obteve retorno. Em nota divulgada nas redes sociais da prefeitura, na quarta (22), a gestão mencionou a suspeita, afirmou que ele foi atendido em um hospital da rede privada e disse que segue as recomendações do Ministério da Saúde para casos do tipo. "(...) realizemos a avaliação de contatos e quimioprofilaxia, apoio à empresa, colegas de trabalho e familiares, além da coleta de material para avaliação do caso", diz no texto. 

 

Além disso, a pasta informa que a Vigilância Epidemiológica está monitorando o caso e se mantendo em alerta para a possibilidade do surgimento de novas suspeitas da doença no município. Com isso, a secretaria frisa que, até o momento, não há confirmação de nenhum óbito em decorrência da gripe suína na cidade.

Prefeitura de Salvador convoca 366 aprovados em seleção pública da Saúde
Foto: Darko Stojanovic/Pixabay

A prefeitura de Salvador convocou mais 366 aprovados no último concurso público e no processo seletivo simplificado da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Os nomes dos selecionados foram publicados no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira (23).

 

A intenção da gestão é de que com a convocação seja resolvido o problema de falta de profissionais que atuam em funções administrativas nas farmácias dos postos de saúde da rede municipal.

 

“A nossa expectativa é garantir a recomposição do quadro assistencial e poder sanar de imediato o déficit de profissionais que atuam em funções administrativas de atendimento direto à população como marcação de consultas e exames ou no auxílio à dispensação de medicamentos nos postos”, explicou Leo Prates, secretário municipal da Saúde.

 

A convocação incluiu 34 médicos entre socorristas para o Samu 192, ortopedista e ginecologista, 62 dentistas, 77 enfermeiros, 49 auxiliares em saúde bucal, 75 técnicos em enfermagem, além de 62 profissionais nível médio para função administrativa e 49 para atuação em serviços gerais.

 

Os convocados deverão se apresentar na sede da Secretaria Municipal de Gestão, nos Barris, no prazo de 30 dias corridos da data da publicação, entre 8h e 11h30 e das 13h30h às 16h. Para assinatura dos contratos os candidatos deverão ser apresentados os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, Pis-Pasep, carteira de trabalho, título de eleitor, comprovante de votação na última eleição e comprovante de residência, dentre outros documentos cuja lista pode ser conferida no site (veja aqui).

Ministério da Saúde prepara rede para casos do novo coronavírus
Foto: Luís Oliveira/MS

Diante dos casos de doença respiratória na China causada pelo novo Coronavírus, o Ministério da Saúde instalou o Centro de Operações de Emergência (COE) - Coronavírus. A pasta informou que o comitê vai preparar a rede pública de saúde para o atendimento de possíveis casos no Brasil.

 

O Ministério assegura que até o momento não há detecção de nenhum caso suspeito no país. A pasta tem realizado monitoramento diário da situação junto à Organização Mundial da Saúde (OMS), que acompanha o assunto desde as primeiras notificações de casos em Wuhan, na China, no dia 31 de dezembro de 2019.

 

O Ministério da Saúde realizou, nesta quinta-feira (23), em Brasília, coletiva técnica de imprensa para esclarecer dúvidas sobre o vírus e informar as ações que a pasta tem tomado, junto à secretarias estaduais e municipais de saúde, além de outros órgãos, para um possível atendimento de caso suspeito no país. Durante a coletiva, o ministro substituto da Saúde, João Gabbardo, destacou que a pasta vai continuar informando a sociedade brasileira conforme atualização da situação pela OMS.

 

“O Ministério da Saúde tem obrigação de esclarecer e não gerar pânico desnecessário na população e estamos trabalhando junto com as secretarias estaduais com essa finalidade. A nossa rede laboratorial está preparada para realizar os testes e fazer os diagnósticos", destacou Gabbardo.

 

O COE é composto por técnicos especializados em resposta às emergências de saúde pública. Além do Ministério da Saúde, compõe o grupo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Instituto Evandro Chagas (IEC), além de outros órgãos. Desta forma, o país poderá responder de forma unificada e imediata à entrada do vírus em território brasileiro.

Setor de neurocirurgia do Hospital Geral de Conquista comemora número de procedimentos
Foto: Leonardo Rattes / Ascom Sesab

No Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), que atende a Macrorregião Sudoeste da Bahia, entre os recentes avanços de saúde da unidade, chama atenção a mudança no serviço de Neurocirurgia. Em 2019, ano em que a nova equipe assumiu o serviço, foram realizados procedimentos inéditos, seja para unidade, para o interior do Estado ou até mesmo em nível da Região no Nordeste.

 

O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) comemora a realização de 541 neurocirurgias e com a marca se consolida como uma referência em alta complexidade.

 

A unidade de saúde destaca o aumento no número total de procedimentos e atribui o fato a implementação de novas técnicas e equipamentos, além do aprimoramento da complexidade e qualidade no atendimento. Como exemplo, a realização com sucesso do primeiro Bypass cerebral de alto fluxo no interior do estado, ou a remoção endoscópica de um tumor de tronco cerebral.

 

O neurocirurgião Juliano Baptista, coordenador do grupo, comenta que “as modificações são feitas gradativamente e em 2020 também será iniciado no serviço o tratamento cirúrgico de escoliose”.

 

Atualmente o Hospital Geral de Vitória da Conquista é referência em neurocirurgia para uma população estimada de 3 milhões de habitantes.

Quinta, 23 de Janeiro de 2020 - 09:00

Anvisa convoca recall de medicamento para úlcera por suspeita cancerígena

por Jade Coelho

Anvisa convoca recall de medicamento para úlcera por suspeita cancerígena
Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta quarta-feira (22), através de publicação no Diário Oficial da União,  o recolhimento de lotes do medicamento cloridrato de ranitidina, usado no tratamento da úlcera.

 

Na publicação o Ministério da Saúde informa que a medida é preventiva justificada pela presença da impureza nitrosamina, um composto químico cancerígeno.

 

Nesta semana algumas empresas farmacêuticas já haviam iniciado o recolhimento de alguns lotes de medicamentos usados no tratamento de úlcera gástrica por conta de uma possível contaminação com substância de potencial cancerígeno.

 

A NDMA é uma molécula do grupo das nitrosaminas. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), elas são impurezas que, a longo prazo, podem aumentar o risco de câncer. A agência alertou em um comunicado que esta impureza pode ser formada em laboratório durante a sintetização de alguns produtos a base de nitritos.

Histórico de Conteúdo