Aulão do Hapvida +1k reforça campanha por doação de sangue
Foto: Divulgação

Com o mote "Abra caminho para mais vidas. Doe", o projeto de corrida Hapvida +1k realizou seu aulão neste sábado (15), na orla da capital baiana. A iniciativa reforça a importância da doação de sangue, sobretudo com o alerta de estoque baixo da Fundação de Hematologia da Bahia (Hemoba).


A coordenadora de captação de doadores do Hemoba, Iara Matos, destacou que a doação faz parte de uma das nossas responsabilidades enquanto cidadãos. "Sangue a gente não compra nem fabrica. Salvar vidas é uma responsabilidade nossa", destaca Iara.


A coordenadora lembra os pré-requisitos para os doadores, que incluem estar bem alimentado e não ter consumido bebida alcoólica. "Entre homem e mulher há uma diferença no período de doação por conta das questões hormonais que envolvem o público feminino no período menstrual. Desta maneira, homens podem doar de 2 em 2 meses e, as mulheres, de 3 em 3", detalha Iara.

Governandor Mangabeira: Sesab realiza mutirão para detectar câncer de mama
Foto: Sesab

A Secretaria de Saúde da Bahia promove a partir desta segunda-feira (17), em Governador Mangabeira, na região de Cruz das Almas, a ação do Saúde sem Fronteiras rastreamento do Câncer de Mama. O mutirão realizará exames de mamografia para detectar precocemente casos de câncer de mama. O público-alvo são mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária mais propensa ao aparecimento da doença.

 

Os exames são realizados em uma unidade móvel, equipada com dois mamógrafos de última geração, com capacidade de realizar 140 mamografias por dia. No município, a unidade móvel, que ficará estacionada na Rua 14 de Março, na Secretaria Municipal de Saúde, atenderá até o dia 2 de julho a 1.362 mulheres dentro desta faixa etária. Para ser atendida, a paciente deverá levar um documento de identidade com foto, Cartão do SUS e comprovante de endereço.

 

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de atendimento, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Ultrassom revela bebê fazendo coração com as mãos; mãe diz que imagem foi um presente
Foto: Divulgação

A ultrassonografia mais fofa que você verá hoje foi feita em uma maternidade de Rio Branco, no Acre. Nela, uma bebê, que vai se chamar Maria Valentina, aparece fazendo um coração com as mãos. A mãe, Ludmila Pereira, fez o exame para acompanhar a gravidez na última quinta-feira (13). Ela está no 7º mês de gestação. Ela e o pai da bebê, Francisco Manueres, se surpreenderam com a imagem.

 

 “Essa é um ultrassom em 3D, que um médico me presenteou. Ele que tirou a foto pelo celular, percebeu e tirou. Como tinha ganhado, ele não imprimiu, ficou só laudo. Foi muito rápido porque ela estava se mexendo muito”, disse a mãe ao G1. Segundo Ludmila, o médico explicou que o gesto foi um reflexo da filha à forte luz do aparelho e que causou sensibilidade no bebê, fazendo que ela levantasse as mãos para cobrir o rosto.

Após ser atingido por incêndio, hospital das clínicas faz primeiras cirurgias
Foto: Divulgação

O centro cirúrgico do Hospital das Clínicas voltou a funcionar um dia após ser atingido por um incêndio na manhã desta quinta-feira (13) (veja aqui). De acordo com o jornal Correio*, o ocorrido fez com que 18 cirurgias fossem canceladas.

 

Os pacientes que estavam internados no Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Hupes) foram submetidos às cirurgias nesta sexta-feira (14). A assessoria garantiu que os procedimentos só ocorreram depois que as salas foram completamente limpas.

 

Ainda segundo o Correio*, não foram informadas quantas e quais cirurgias foram realizadas. O movimento no local foi pequeno, devido à greve geral desta sexta, que culminou na paralisação dos ônibus.

 

A parte mais atingida pelo fogo, o Laboratório de Infectologia, ainda permanece fechada. A área vai ter que passar por limpeza e vistoria generalizada. 
 

Fundação José Silveira entrega novo setor de pós-reabilitação do IBR reformado
Foto: Divulgação

A nova unidade de pós-reabilitação da Fundação José Silveira foi entregue nesta quinta-feira (13). Com um investimento de R$202.119,80, o ambiente se tornou mais moderno, humanizado e confortável para os pacientes em tratamento no IBR. A reforma foi feita a partir de recursos arrecadados nos eventos sociais da Fundação José Silveira, em 2018.

 

O presidente da Fundação, Geraldo Leite, destacou o envolvimento da sociedade, das empresas parcerias e da imprensa nas causas sociais da instituição: "É muito importante contarmos com o apoio de todos para fortalecer essa obra, proporcionando mais conforto e melhor acolhimento aos nossos pacientes”.

 

Durante o evento, parceiros que apoiaram essas iniciativas foram homenageados com selo de responsabilidade social.

Sexta, 14 de Junho de 2019 - 18:20

Hemoba precisa de 15 mil doadores no mês de junho; procura segue baixa

por Nuno Krause

Hemoba precisa de 15 mil doadores no mês de junho; procura segue baixa
Foto: Divulgação

Os estoques de sangue continua com níveis baixos na Bahia. De acordo com a Hemoba (Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia), responsável pelos estoques, será necessário captar 15 mil doadores para o mês de junho. "Precisamos captar de 20% a 30% a mais de candidatos à doação, pois o estoque estratégico para o atendimento das demandas transfusionais precisa estar reforçado. Por conta das festas juninas e brincadeiras com fogos, existe um risco potencial acrescido de acidentes. As urgências e emergências devem estar prontas para receber essas possíveis vítimas", informou a fundação. 

 

Apesar da demanda, a procura segue abaixo. Ainda segundo a Hemoba, a unidade sede, por exemplo, precisa receber em torno de 200 candidatos por dia. No entanto, está recebendo cerca de 140. 

 

A fundação aponta que o número de doadores até aumentou em relação ao ano passado. Nos meses de abril e maio, a média foi de 12.441 doadores em cada no ano de 2018. Já em 2019, esse número foi de 12.794. No entanto, houve uma queda em relação aos primeiros meses do ano. Os dados desses meses não foram informados pela Hemoba.

 

Os tipos sanguíneos que mais precisam de sangue são todos os que têm os RH's negativos (A, B, AB e O), além do tipo O positivo, que também encontra-se em estado crítico. Não há informação, segundo a assessoria, sobre o número exato em que se encontram os níveis do estoque, pois estes se alteram o tempo inteiro.

 

Esta sexta-feira (14) marca o Dia Mundial do Doador de Sangue. A Hemoba está fazendo uma festa para comemorar o dia no Hemocentro de Salvador. A ação visa conscientizar a população sobre a importância de doar sangue.

 

Para doar, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. É necessário ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas, e estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. Além disso, deve portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.

SBP sugere que Anvisa crie selo em alimentos com alto teor de gordura, açúcar e sal
Foto: Reprodução/iStock

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) solicitou a criação de um selo de advertência nas embalagens de alimentos a fim de advertir os consumidores e auxilia-los na escolha dos consumidores por produtos saudáveis. A SBP quer que o selo conste na parte da frente da embalagem dos produtos alimentares.

 

A ideia, defendida na última reunião da Gerência-Geral de Alimentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é alertar, principalmente os pais e responsáveis, quando houver excesso de açúcar, sódio, gorduras totais e saturadas, além de adoçante e gordura trans em qualquer quantidade nos produtos industrializados.

 

Pela proposta da SBP, alimentos que recebessem o selo de advertência estariam ainda proibidos de fazer qualquer tipo de comunicação direcionada a crianças, incluindo o uso de mascotes. “A SBP está empenhada nessa discussão, para que o consumidor tenha uma visão mais clara sobre o produto que está consumindo, a fim de prevenir doenças crônicas como obesidade, diabetes, hipertensão arterial, arteriosclerose, entre outras. Por isso, é fundamental listar os nutrientes disponíveis naquele produto, bem como suas características, quantidade, composição, garantia, prazo de validade e origem”, destacou a Virgínia Weffort, presidente do Departamento Científico de Nutrologia da SBP.

 

No encontro da Gerência-Geral de Alimentos da Anvisa, realizado na última semana no auditório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Brasília (DF), a médica Fernanda Luisa Ceragiolli Oliveira, membro do Departamento Científico de Nutrologia da SBP, advertiu ainda sobre a importância da notificação de edulcorantes e a quantidade de açúcares de adição presentes. Para ela, não deveriam existir alegações nutricionais do tipo “rico em fibras” e “zero gordura trans”, que podem levar os consumidores a acreditarem que o consumo deste tipo de produto não envolve riscos à saúde.

Peru declara emergência sanitária por casos de síndrome de Guillain-Barré
Foto: Reprodução/AtivoSaúde

O Peru entrou em estado de emergência sanitária em cinco regiões turísticas do país depois que um número incomum de casos da síndrome de Guillain-Barré e uma morte em decorrência da doença foram registrados. A síndrome afeta o sistema nervoso.

 

Segundo o jornal O Globo, a "emergência sanitária" vai durar 90 dias e foi declarada após o Instituto de Ciências Neurológicas indicar que "os casos atuais da síndrome de Guillain-Barré apresentam características incomuns e atípicas que requerem tratamento de início rápido ou imediato".

 

A reportagem do veículo informa que as regiões envolvidas são Piura, Lambayeque, La Libertad, todas localizados na costa norte do país e se tratam de zonas com atrativos arqueológicos e conhecidas por suas praias e ondas para surfistas. Além delas, também estão envolvidas a região de Junín, no centro do país, e Lima, onde fica a capital peruana.

 

Esta síndrome deixou um terceiro morto no sábado, quando uma mulher de 45 anos faleceu em um hospital da cidade de Trujillo, região La Libertad, de acordo com o jornal El Comercio.

 

O Globo constatou que as autoridades peruanas registraram 34 casos da doença no norte do Peru, muito acima dos 10 casos anuais que se apresentam normalmente nessa região.

Hapvida promove corrida para comemorar Dia Mundial do Doador de Sangue

O grupo Hapvida vai promover neste sábado (15) uma atividade para celebrar o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado nesta sexta (14). Com alongamento, corrida, aula de ritmos juninos e atividades para as crianças, o evento recebeu o nome de Hapvida +1K.

 

O objetivo do evento está vinculado à  proximidade com o São João, que geralmente implica em acidentes com fogos de artifício, o que reafirma a necessidade do aumento no número de bolsas de sangue que compõem o estoque do Hemoba. A instituição precisa da mobilização dos doadores para se preparar também para os jogos da Copa América que acontecem na capital baiana neste mês.

 

Quem já é doador ou quer começar a ser precisa ter boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, e ter, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. O voluntário precisa estar na faixa etária entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

 

A entrada para o Hapvida +1K é gratuita. O evento será realizado a partir das 6h, na Avenida Octávio Mangabeira. 

Santa Casa investe R$30 milhões para adequação do hospital Santa Izabel
Foto: Secom

A Santa Casa da Bahia está investindo R$ 30 milhões no Hospital Santa Izabel. O valor será utilizado para implantar os serviços de Otorrinolaringologia e Videoendoscopia, que serão inaugurados na próxima quarta-feira (19).

 

O serviço de Videoendoscopia vai ofertar os procedimentos de endoscopia digestiva alta, colonoscopia, CPRE, retossigmoidoscopia, PHmetria esofágica e manometria esofágica e anorretal, broncoscopia, ecobroncoscopia (EBUS), ecoendoscopia digestiva e histeroscopia.

 

Já o serviço de Otorrinolaringologia contará ainda com dois ambientes exclusivos, um para pronto-atendimento e outro para exames e consultas, além da completa retaguarda do Hospital Santa Izabel.
 

Histórico de Conteúdo