Academia usa eletroestimulação para otimizar resultados de exercícios em aula de 20 minutos
Foto: Divulgação
Quem quer melhorar o condicionamento físico, ganhar massa muscular ou até emagrecer tem diversas opções de exercícios que podem ajudar a alcançar seu objetivo. Mas práticas como musculação, natação ou corrida geralmente envolvem cerca de 1 hora de exercícios por pelo menos duas vezes por semana. E se você pudesse ampliar esses resultados em menos tempo?
 
É isso que promete o estúdio 4Body, uma academia que usa recursos de eletroestimulação aliados aos exercícios. Em entrevista ao Bahia Notícias, o coordenador do time de coaches da 4Body, Felipe Macena, explica que o método utiliza 8 pares de eletrodos enquanto o cliente realiza sequências indicadas por um personal trainer.
 
"Imagine uma aula de aeróbica. Só que o cliente vai vestir um colete ligado a uma máquina que gera contrações musculares ou impulsos metabólicos. Por isso tem as mesmas características de uma academia, mas com tempo reduzido. Na atividade física convencional você começa na esteira, depois faz abdominal, depois glúteo... vamos chamar isso de protocolos. Na 4Body, nós temos protocolos individualizados e direcionados aos objetivos de cada cliente", exemplificou. "É economia de tempo. Em 20 minutos a gente consegue produzir um efeito fisiológico parecido com mais ou menos 1h30 de uma academia convencional", garantiu Felipe.
A primeira etapa do programa dura dois meses, com oito aulas - ou seja, uma por semana. A partir do terceiro mês, caso o aluno opte por continuar o treino, ele pode fazer no máximo duas aulas por semana, quando se atinge a maturação da musculatura corporal. "Não precisa mais do que isso. As aulas são muito intensas. São 20 minutos de muita intensidade. Então se eu não der tempo para a musculatura descansar, eu posso gerar um problema para o aluno", alertou, citando que o acompanhamento de especialistas evita consequências de quando se faz atividade física em excesso, como a morte da fibra muscular.
 
Segundo Macena, a prática pode auxiliar não só na redução de medidas como também para tratar dores, aumentar massa muscular e até em um processo de reabilitação. "A gente trabalha com uma equipe multidisciplinar, com um programa 360 graus. Não é só a atividade física. Nós temos uma médica, que acompanha o cliente, exames de bioimpedância e análise das medidas corporais, para saber o antes e depois", detalha. O valor do serviço depende do pacote escolhido pelo aluno, que pode ou não incluir esse acompanhamento mais completo.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por 4body E.M.S. Studio (@4bodyems) em


Macena frisa, contudo, que esse método não substitui completamente os exercícios físicos necessários para quem quer manter a boa forma. "Se for uma pessoa sedentária, até substitui. Mas a partir do terceiro mês, a pessoa deve associar com algo que goste. O interessante é ter um 'algo mais', que a gente também oferece. Nós temos um plano de corrida e outro de bicicleta. Com o nosso programa, o objetivo é que ao final de oito semanas você consiga correr 5 km ou 50 km de bicicleta sem parar. Isso envolve acompanhamento de tempo, de esforço, frequência cardíaca... E esse programa é auxiliar e gratuito. Basta o aluno querer". O estúdio, que tem unidades no Itaigara e no Shopping Barra, oferece ainda os serviços de fisioterapia e massoterapia.

Histórico de Conteúdo