Viver Bem: Especialista dá dicas de como não se descuidar na atenção aos dentes na quarentena
Rafaela Magda, dentista do Hapvida Saúde | Foto: Divulgação

A pandemia da covid-19 forçou uma mudança geral de rotina e hábitos. Além dos cuidados em evitar aglomerações, o uso de máscaras e do álcool 70% para higienização das mãos e objetos, a orientação é para as pessoas ficarem em casa, tudo isso na intenção de evitar a disseminação do vírus.

 

Nesse contexto, aliado à recomendação do Ministério da Saúde de o paciente só buscar atendimento odontológico em caso de urgência ou emergência, a dentista do Sistema Hapvida, Rafaela Magda, ressalta a importância de manter a higiene bucal durante a quarentena. “Nessa época de confinamento, é comum o sentimento de ansiedade e medo. Diante desse cenário, a gente tende a descontar nos doces, biscoitos, refrigerantes e 'descansa' de alguns hábitos diários, como a escovação dos dentes. No entanto, a recomendação é reforçar essa prática, sobretudo após as refeições, fazendo uso também do fio dental e antisséptico bucal”, disse.

 

A dentista explica que ao manter a cavidade bucal limpa a pessoa estará protegida de doenças como gengivites, cáries, mau hálito, infecções e urgências odontológicas. “São dicas simples que podem fazer a diferença nesse período, evitando a necessidade de possíveis idas ao dentista durante a quarentena”, reforça.

 

Rafaela destaca também o cuidado redobrado para aqueles que usam aparelhos ortodônticos. “Eles (aparelhos) são excepcionais para manter os dentes saudáveis, mas precisam de atenção especial. É importante manter a higiene e redobrar o cuidado durante as mordidas dos alimentos, sendo possível causar uma alta pressão ao aparelho e correr o risco de soltar os chamados brackets, que é a peça que fica colada ao dente”, finalizou.

Histórico de Conteúdo