Viver Bem: Alimentação é um forte reforço para a imunidade
Foto: Pixabay

Os números de casos da covid-19 em todo o país têm mobilizado profissionais de diferentes áreas a darem suas contribuições na prevenção e tratamento do vírus. No caso dos nutricionistas, eles têm destacado alimentos que podem reforçar o sistema imunológico, com o qual deve-se ter um cuidado ainda mais especial durante esta pandemia.

 

Frutas, verduras e legumes são itens essenciais para o reforço do sistema imunológico, explica a nutricionista do Hapvida Saúde, Michele Arruda. "São recomendadas três porções diárias de frutas e duas de legumes. Vale ressaltar que a hidratação é outro fator que não pode ser deixado lado e o sono deve ser de qualidade", detalha. Michele aborda ainda a necessidade da prática de exercícios, mesmo com as academias fechadas. Esse combo (alimentação + hidratação + sono + atividades físicas) confere ao sistema imunidade para se manter trabalhando bem.

 

Entre os nutrientes importantes para o consumo neste momento, Arruda alerta que o nosso organismo não possui estoque de vitamina C e essa é uma das prioridades para reforço da imunidade. É recomendado o consumo diário das frutas cítricas, como maracujá, laranja, acerola e limão. Mas, além delas, os vegetais verdes escuros também podem ser utilizados no almoço e em sucos. "Ricos em vários nutrientes, a exemplo das vitaminas A e C, essas folhagens devem compor nosso cardápio. Brócolis, couve, agrião e rúcula são algumas das opções".


Cardápio da Quarentena

Visando manter uma refeição equilibrada e o sistema imune, sem nenhuma dieta muito restritiva, Michele montou o seguinte cardápio para ser seguido nesses dias de quarentena:

 

Desjejum
Shot matinal (copo com 100ml de água, 1 colher de cúrcuma e 1 limão) ou suco detox (vegetal verde escuro, folhas de hortelã, abacaxi, 1 limão e copo com 100 ml de água);


Café da Manhã

Tubérculo (batata doce, inhame ou aipim), proteína (ovos, queijo branco) + uma bebida;


Lanche da Manhã

Porção de Frutas;


Almoço
Legumes, carne ou peixes (de preferência ricos em ômega 3), salada crua, grãos, arroz integral;


Sobremesa
01 Fruta;

 

Lanche da Tarde

01 Fruta;

 

Jantar
Sopa de legumes com carne magra;

 

Ceia
Porção de Fruta.

Histórico de Conteúdo