Viver Bem: Saúde Bucal: especialista aborda os cuidados inerentes ao público infantil
Foto: Reprodução/ pixabay

Os pais costumam mudar seus hábitos de vida após a chegada de um filho e a ida mais intensa a médicos passa a acontecer a partir de então. Inicialmente, a preocupação é com o calendário vacinal, mas um especialista não pode passar despercebido: o dentista.

 

A primeira visita da criança ao dentista deve ser realizada cedo, até os seis meses de vida, antes mesmo do surgimento do primeiro dente de leite. Além de orientação sobre a higiene oral, a ação permite que os primeiros dentes do bebê cresçam saudáveis, livres de cáries e outras doenças dentárias.

 

A saúde bucal infantil é dividida em duas etapas: bebê, de 0 a 24 meses, e crianças, de 02 a 12 anos de idade. No entanto, até o primeiro ano de vida, os pequenos devem consultar um dentista por, no mínimo, três vezes: antes de nascerem os dentinhos, após o nascimento e, depois, com um ano, conforme sugere a odontopediatra do Hapvida, Jamile Lima. “Os procedimentos realizados a cada visita variam de acordo com as necessidades. Se o paciente não tiver nenhum tipo de problema na cavidade bucal, faz-se a profilaxia com aplicação de flúor tópico no consultório”, explica.

 

Com uma infinidade de opções, outro fato importante para manter os dentes das crianças saudáveis é a escolha da escova e creme dental. Jamile orienta que o ideal é que antes de comprar, os pais verifiquem se têm indicação de idade, se a escova possui cerda extra macia e a quantidade de flúor. “Tem que ficar atento à composição, pois a quantidade de flúor tem quer ser adequada para a faixa etária”, conclui.

 

BARREIRA

O medo pode ser um grande vilão durante a visita dos pequenos ao dentista. No entanto, é necessário driblar o temor durante o atendimento. A conversa, na avaliação de Jamile Lima, é a principal alternativa para amenizar a situação. Ela ressalta que o condicionamento infantil é de suma importância na primeira consulta e já começa pela vestimenta do odontopediatra, ornamentação da clínica e técnica utilizada pelo profissional. “Mostramos o procedimento de forma positiva, explicamos, para que seja facilmente entendido pela criança”, conclui.

Histórico de Conteúdo