Quarta, 09 de Janeiro de 2019 - 11:50

Sinta-se leve: Hábitos que constroem

por Lidiane Angelim

Sinta-se leve: Hábitos que constroem
Foto: Divulgação

Acordei tarde, vou ter um dia difícil, esqueci o tênis... desculpas mais do que conhecidas daqueles que não conseguem cumprir uma rotina de exercícios eficaz. E se chover então, esqueça o treino. Pode parecer engraçado nos diversos cards postados nas redes sociais, mas o fato é que a falta de disciplina e da aquisição de novos hábitos faz com que você corra (sim, eu escrevi CORRA) do seu objetivo final. A quem você está enganando mesmo?

 

Estudos comprovam que três meses seguidos são necessários para que o corpo se adapte ao treino e você sinta falta dele (acredite, você irá sentir!). O X da questão? A falta de paciência para insistir e de compromisso para com o seu corpo. Você não tem que ir ao treino para atender as expectativas de quem torce por você ou de quem te auxilia nesse processo e sim para superar suas próprias expectativas.

 

Vamos mexer nessa rotina?

 

- Exercícios curtos e cumulativos durante o dia trazem tantos benefícios quanto períodos longos e isolados de treino. O Centro de Pesquisas de Estilo de Vida Saudável da Universidade do Estado do Arizona (EUA) mostrou – por meio de um estudo – que o treino dividido em três sessões curtas por dia foi mais eficiente que uma sessão para controlar a pressão arterial. Sim, o estudo não é suficiente para provar que os treinos divididos são mais eficazes, mas indicam que é possível ajustar nossa rotina para praticar exercícios e usufruir dos seus benefícios.

 

- Para que olhar o tempo antes de decidir se vai malhar ou não? Se não for possível caminhar ao ar livre nos dias chuvosos, corre para a academia. Trace seus objetivos e pense neles para vencer a preguiça. Foco é fundamental.

 

- Aumenta o som! Nada como uma boa playlist para dar aquele ânimo. A música estimula nosso corpo a se movimentar. Vale pular da cama bem cedo ou programar o celular com uma música bem agitada para dar aquele up com muito alto astral. Respeitando seu gosto musical, lógico. Mas lembre-se que músicas com alta frequência de batimentos por minuto – entre 132 e 140 – são mais animadas e estimulam o corpo a entrar no mesmo ritmo.

 

- Convide um amigo para malhar, afinal nem só de happy hour se mantém uma amizade. O compromisso com o outro é um dos principais fatores de motivação à prática do exercício. Além de reforçar os laços de amizade e troca de experiências.

 

E aí quando começamos? Que tal hoje? Conte comigo!

Histórico de Conteúdo