Isolamento social torna necessário que pais e escolas se reinventem na educação das crianças
O isolamento social causado pelo novo Coronavírus tornou necessário que as escolas e que os pais precisassem se reinventar para dar continuidade à educação das crianças no formato home office. De acordo com pesquisa realizada pelo estudo “Educação em Pausa”, da Unicef, a pandemia atrasou em quatro anos a educação no Brasil. Estamos passando por um momento atípico e, por mais que alunos e professores tenham se destacado e se reinventado frente aos novos desafios, é preciso estar atentos e oferecer suporte para que continuem realizando trocas significativas e intencionais para a aquisição de novos e importantes conhecimentos.
De acordo com estudo feito pelo Banco Mundial sobre o impacto da Covid-19 na Educação dos países da América Latina e Caribe, dois a cada três alunos não sabem ler adequadamente um texto simples aos 10 anos. O acompanhamento pedagógico se torna um grande aliado, auxiliando a compreender as necessidades dos alunos, suas limitações e potencialidades. Diante desse cenário, no Grupo Perfil adotamos o Plano de Acompanhamento Personalizado, que nos permite dar uma maior assistência e acompanhamento nas Práticas de Leitura, Escrita e Oralidade, além de desenvolver habilidades importantes para a matemática.
O envolvimento dos pais nesse processo é o diferencial para o sucesso no desenvolvimento infantil. Os pais costumam trazer demandas, como percepção de dificuldades comportamentais/emocionais percebidas em casa e juntos trabalhamos para o bem-estar da criança em questão.
O acompanhamento mais profundo da escola com os estudantes no processo pós-pandemia também é importante para os desdobramentos psicológicos e sociais dos alunos. Viver no coletivo, respeitar regras, colegas e profissionais. Esse auxílio também chega no desenvolvimento da inteligência socioemocional e do senso crítico, assim como na organização de material, comprometimento com os estudos e construção de rotina.
*Joelma Figueiredo é Psicopedagoga no Grupo Perfil e Especialista em Neuropsicologia da Educação
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