Seios naturais: Troca de silicones por próteses menores vira tendência
por Paulo Sanjuan e Victor Sanjuan

A colocação de implantes de silicone ainda ocupa o primeiro lugar na lista de cirurgias estéticas mais procuradas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Agora, no entanto, a busca por seios ultra turbinados deu lugar a uma estética mais “natural”, com próteses de volume mais proporcional ao corpo. Recentemente, a cantora e vencedora do BBB 21 Juliette Freire trocou o implante dela por próteses menores, depois de oito anos usando o mesmo. Outra famosa que reduziu o tamanho das próteses foi Xuxa. A procura por este tipo específico de procedimento, de acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps), divulgada em 2016, já corresponde a 20,24% das cirurgias no Brasil.
Atualmente a procura por próteses menores tem se tornado uma tendência. Muitas pacientes têm recorrido à cirurgia plástica nas mamas, tanto para reduzir o tamanho dos implantes já colocados, quanto para colocar próteses menos volumosas, em busca de um visual mais harmônico.
O procedimento de redução das próteses é parecido com a cirurgia de colocação, mas alguns ajustes são necessários, o que torna a cirurgia um pouco mais longa e complexa que uma simples inclusão de implantes.
A depender do tempo que essa mulher tem usando as próteses e também das características físicas, a troca por implantes menores precisa ser associada a uma mastopexia, que remove o excesso de pele e reposiciona o tecido da mama e a aréola. Esse procedimento é necessário para evitar flacidez decorrente do excesso de pele.
Já para quem possui seios naturalmente volumosos e deseja diminuir, o procedimento indicado é a mamoplastia redutora. Essa cirurgia de redução das mamas é realizada em pacientes que não se identificam com o tamanho natural dos seios e também quando o peso dos seios causa problemas funcionais, como dores nas costas e no pescoço ou tronco curvado, provocando alterações na coluna.
Preciso trocar a prótese?
Os silicones atuais não têm prazo de validade, pois são produzidos com materiais de alta resistência e durabilidade. Por isso, a troca da prótese de silicone, em geral, só é indicada em casos de contratura capsular, mal posicionamento ou quando é o desejo da paciente, seja em diminuir, aumentar ou retirar as próteses. Mas é fundamental que a paciente faça o acompanhamento regular e preventivo com o cirurgião, para verificar as próteses e avaliar uma possível troca a fim de evitar qualquer problema futuro.
*Paulo Sanjuan e Victor Sanjuan são cirurgiões plásticos, membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e sócios da Clínica Sanjuan
*Os artigos reproduzidos neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do Bahia Notícias
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
Artigos

Thais Jorge
A longevidade é uma conquista
Idade não é barreira para o envelhecimento saudável. E a longevidade é, definitivamente, uma conquista de nossos tempos, que deve ser valorizada. Mesmo considerando estudos recentes que projetam redução em cerca de dois anos na expectativa de vida dos brasileiros por conta da pandemia, o que nos faria voltar ao patamar de 2010, fato é que, em uma análise histórica e de longo prazo, tivemos de 1940 para cá um salto de mais de três décadas na nossa expectativa de vida, que passou de 45 anos para quase 77 anos.