Quarta, 16 de Setembro de 2020 - 18:00

Dia Mundial de Combate à trombose alerta para a importância da prevenção

por Maria Clara Sanjuan

Dia Mundial de Combate à trombose alerta para a importância da prevenção
Foto: Divulgação

A trombose mata uma a cada quatro pessoas do mundo. A doença é comum no mundo inteiro e, apenas no Brasil, estima-se que tenha aproximadamente 400 mil casos por ano. Com a proposta de promover a conscientização da doença e alertar sobre os seus riscos e formas de prevenção que a International Society on Thrombosis and Haemostasis (ISTH) instituiu o Dia Mundial de Combate à Trombose, celebrado neste 16 de setembro. 


A trombose venosa profunda é decorrente da formação de um coágulo de sangue que se forma no interior das veias, sendo mais frequente nos membros inferiores. As veias são os canais que levam o sangue de volta ao coração. A trombose é a formação de um coágulo no interior dessas veias ocasionando uma obstrução à passagem do sangue podendo trazer sérias consequências ao paciente como, por exemplo, a temida embolia pulmonar.


Caracterizada principalmente por dor e inchaço em uma das pernas, o risco da trombose pode ser reduzido com atitude simples do dia a dia, mas, nem sempre os sinais de trombose na perna são visíveis. As dicas para evitar a doença incluem evitar o sedentarismo, manter atividade física regular, manter uma dieta equilibrada evitando sobrepeso e obesidade, evitar o tabagismo e, em caso de histórico familiar, fazer uso de meias de compressão quando indicadas. 


Em casos de suspeita de qualquer alteração na região das pernas é muito importante que o paciente busque acompanhamento com um angiologista/cirurgião vascular, para garantir o diagnóstico e tratamento adequados. Na Clínica Sanjuan, contamos com uma infraestrutura completa e tecnologia de ponta para tornar os diagnósticos mais rápidos e os tratamentos mais eficazes, a exemplo do exame de Doppler (ultrassonografia vascular), que permite uma análise do fluxo do sangue no interior dos vasos e permite o diagnóstico imediato da trombose. Para pacientes que também desejam eliminar varizes e vasinhos, há o laser transdérmico, que promove um tratamento eficiente de maneira minimamente invasiva.


*Maria Clara Sanjuan é angiologista, cirurgiã vascular e uma das sócias da Clínica Sanjuan

 

*Os artigos reproduzidos neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do Bahia Notícias

Histórico de Conteúdo