'Terceiro Turno': O peso do reajuste do IPTU e da taxa de lixo no bolso do soteropolitano

O ano começou com uma surpresa nada agradável para quem mora em Salvador. Na primeira semana de 2022, a prefeitura iniciou o envio dos carnês para pagamento do Imposto Territorial Urbano, o famigerado IPTU. Porém, o que muitos não sabiam, é que o tributo veio com um reajuste salgado, que vai pesar no bolso dos contribuintes soteropolitanos.
A gestão municipal tomou como base para o aumento do IPTU a inflação de 2021, que ficou em 10,7%. Além disso, o reajuste que mais assustou veio na TRSD, a taxa de lixo, que subiu 50%, 5 vezes mais que a inflação oficial de 2021.
Tendo em vista toda a polêmica que envolveu o assunto nos últimos dias, o Ministério Público decidiu agir e abriu procedimento para investigar o significativo aumento dos impostos na capital baiana. O MP quer saber qual é a justificativa da prefeitura para conceder um reajuste tão expressivo em plena pandemia.
Na pauta desta semana no Terceiro Turno, com análise dos jornalistas Gabriel Lopes, Lula Bonfim e Anderson Ramos, o peso do reajuste do IPTU e da taxa de lixo no bolso do contribuinte soteropolitano.
Com edição de Paulo Victor Nadal, o podcast está disponível no nosso site todas as sextas-feiras, sempre às 8h10, e nas principais plataformas de streaming: Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Castbox e TuneIn.
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
Enquete
Artigos
Carreiras UniFTC: A Importância da Iniciação Científica na graduação
Diante do avanço do conhecimento e das novas metodologias de ensino, é extremamente importante a busca de alternativas, onde desperte no próprio estudantes a capacidade de buscar conhecimentos e saber utilizá-los, ou seja, dominar o desconhecido. A Iniciação Científica é um instrumento de aprendizagem complementar, realizado durante o período da graduação, agindo de forma adicional ao aprendizado acadêmico. A participação e execução de um projeto de Iniciação Científica traz ao estudante uma excelente estratégia para ampliar o conhecimento científico.