Na Bahia, Fachin cobra que 'Poderes' declarem que irão respeitar o resultado das eleições
por Vitor Castro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Edson Fachin, foi enfático ao dizer da necessidade de todos os poderes declararem expressamente seu respeito ao processo eleitoral e ao resultado das eleições deste ano. O magistrado teceu elogios ao respeito demonstrado pelo Legislativo e pelo Judiciário tanto à Constituição Federal quanto ao Código Eleitoral.
No discurso, proferido no segundo dia do XXIV Congresso Brasileiro de Magistrados, o juiz preferiu não citar a deferência do poder Executivo, na figura do presidente Jair Bolsonaro (PL), à legislação.
Edson Fachin não usou meias palavras e foi direto ao ponto. O ministro reiterou que o quadro normativo e administrativo para o ano eleitoral já está definido e conformado de acordo com o texto constitucional. "Tem sido firme a manifestação do presidente do Senado Federal, que é um exemplo de defesa da democracia, tem sido firme a manifestação do presidente da Câmara dos Deputados em defender o processo eleitoral e a nós, à Justiça Eleitoral, cabe aplicar as regras definidas e defendidas pelo parlamento. Os poderes Legislativo e Judiciário estão em harmonia com a Constituição e defendem o respeito. É necessário que todos os poderes digam, sem subterfugio, que vão respeitar os resultados das urnas das eleições de 2022", declarou.
Sem citar nomes, o ministro reiterou a crítica àqueles que insistem em questionar o processo eleitoral brasileiro. Por diversas vezes o presidente Jair Bolsonaro (PL) questionou em público a efetividade e legitimidade das urnas eletrônicas, sistema adotado para a votação no país.
"A quem imagina que possa subverter a normalidade constitucional, o quadro normativo eleitoral está integralmente estabilizado nos termos e prazos constitucionais. Acabamos de concluir com sucesso no Brasil inteiro o cadastramento eleitoral. Colocamos em marcha um intenso programa de enfrentamento a desinformação e de prestação de informações corretas. Também adotamos providências necessárias para segurança tecnológica e cibernética com o objetivo de garantir a paz e segurança do pleito", disse.
O presidente do TSE lembrou que neste ano o horário das eleições foi uniformizado em todo país, desta forma, todos os estados brasileiros terão encerrado as sessões eleitorais às 17 horas no horário de Brasília.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Podcasts

'Terceiro Turno': O caos no transporte público e os possíveis impactos nas eleições
Não é exagero dizer que o sistema de ônibus de Salvador é um dos maiores problemas que os moradores da cidade enfrentam no seu dia-a-dia. As reclamações são as mais variadas possíveis, que vão desde atraso, queixas sobre o trajeto, violência e claro, o preço da tarifa
Buscar
Enquete
Artigos
Transporte público como Direito
O prefeito de Salvador Bruno Reis embarcou na última semana para Brasília para acompanhar a aprovação do PL 4392/21 que prevê a transferência de recursos da União aos municípios com o fim de subsidiar a gratuidade do transporte de idosos, dentre outras. Na terça-feira (17), chegou à Câmara de Salvador o PL 150/2022, que autoriza a concessão, por tempo determinado, de subsídio tarifário ao transporte público por ônibus em Salvador. Sem discussão, sem participação da população e sem debate sobre modelo. Mais remendos.