Líder do PSDB na Câmara minimiza convite de Kassab e do PSD a Eduardo Leite
por Felipe Dourado, de Brasília

O líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Adolfo Viana (BA), respondeu à notícia de que o ex-ministro e presidente nacional do PSD Gilberto Kassab pensa no nome de Eduardo Leite como segunda opção do partido para a corrida eleitoral à Presidência. Ao Bahia Notícias, Viana disse que o nome de Leite “é sempre cortejado por diversas siglas” e que acredita na permanência do governador do Rio Grande do Sul no partido.
Em 2021, Leite travou disputa acirrada com João Dória, governador de São Paulo, pelas prévias do PSDB, em busca da pré-candidatura à Presidência da República e, depois da derrota interna, acabou despistando com relação à sua participação política em 2022. Adolfo foi um dos principais apoiadores do gaúcho e acredita que o assédio de outros partidos sobre ele se devem por seu “quadro qualificadíssimo”.
KASSAB VAI À CAÇA DE PLANO B
Com a incerteza acerca da pré-candidatura do presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) à corrida pelo Executivo, Kassab passou a correr atrás de alternativas para o partido. O nome da vez é o de Eduardo Leite, que amargou a derrota para João Dória e ganhou projeção nacional durante as prévias, em novembro do ano passado.
No entanto, o gaúcho tem se colocado fora da corrida eleitoral, e chegou a afirmar que não concorreria a nenhum cargo em 2022. Apesar disso, acredita-se que Leite esteja inerte, apenas esperando que “movimentos externos” de forças de centro o apoiem numa possível “terceira via”.
Questionado sobre a possibilidade de federação para cargos do Executivo estaduais, Adolfo Viana disse não saber sobre conversas. “É a primeira vez que ouço falar nisso. Não temos nenhuma conversa sobre essa possibilidade”, comentou o deputado e líder tucano.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Podcasts

'Terceiro Turno': Após hiato, Lula e Bolsonaro agitam 2 de Julho e 'escondem' candidatos
Apesar de um quadro menos grave, a pandemia causada pela Covid-19 ainda não terminou, mas as grandes festas estão aos poucos retornando ao calendário. Após dois anos sem acontecer por causa da crise sanitária, o 2 de Julho, data de comemoração da Independência da Bahia, está de volta e promete ser uma das mais emblemáticas já realizadas.
Buscar
Enquete
Artigos
Decisão administrativa favorável ao contribuinte pode ser contestada na Justiça?
A Constituição Federal no seu artigo quinto garante o direito de ação no inciso XXXV, denominado o princípio da inafastabilidade do controle jurisdicional. Decisões administrativas podem ser contestadas tanto na justiça, quanto no âmbito da administração pública, mas essa não tem o condão de fazer coisa julgada. No Brasil, apenas o Poder Judiciário tem jurisdição, sendo dotado de competência única para decidir definitivamente sobre uma discussão jurídica, e, para o exercício dessa função, não existe qualquer prerrogativa de ser excluído, nem por lei.