Rui crava permanência de Bacelar em sua base: 'Tenho certeza que vai continuar'
por Anderson Ramos / Gabriel Lopes

A novela sobre a permanência do deputado federal Bacelar (Podemos) na base do governador Rui Costa (PT) continua se arrastando e ganhou mais um capítulo nesta quinta-feira (27), após declaração do gestor estadual, que cravou: o parlamentar vai continuar na base. Em sua avaliação, a única equação pendente é a partidária, em qual sigla o parlamentar eventualmente pode ser acomodado.
Ao ser questionado pelo Bahia Notícias, Rui disse que ainda não conseguiu finalizar as tratativas com o deputado devido a problemas que o governo do estado precisou enfrentar, a exemplo das chuvas e a "avalanche" da pandemia, como citou. A expectativa do governador é que, no máximo na próxima semana, o martelo sobre a situação de Bacelar seja batido.
"Infelizmente ainda não consegui finalizar as conversas com Bacelar, vamos sentar e conversar. Mas eu tenho certeza que ele vai continuar na base, disso eu não tenho dúvida, eu só quero discutir com ele a questão partidária para onde ele eventualmente pode ir", afirmou durante a entrega de ambulâncias no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Na semana passada, o BN já havia mostrado que o indicativo do partido de Bacelar, o Podemos, é pela permanência dele na sigla, apoiando as candidaturas de ACM Neto, ao governo da Bahia, e do ex-juiz Sergio Moro, ao Palácio do Planalto (leia mais aqui).
Moro está recém filiado ao Podemos e sua chegada balançou a relação política de Bacelar com o grupo do governador da Bahia, Rui Costa (PT). Isso porque o petista afirmou, em mais de uma ocasião, que não teria como sustentar o alinhamento entre as siglas caso o Podemos - presidido por Bacelar no estado - endossasse a candidatura do ex-ministro e ex-juiz à presidência. Na avaliação de Rui, esse apoio também colocaria a reeleição de Bacelar em risco (leia mais aqui).
"Da relação pessoal com ele não tem nenhuma alteração, agora na relação partidária não tem como manter uma relação na medida que a pessoa está em um partido daquele que é responsável por esse caos que o Brasil vive. Tem dois grandes responsáveis: o atual presidente e o outro é ele, e portanto não é possível, do ponto de vista da relação partidária. Nós vamos ter que conversar para ver alternativas para ver o posicionamento dele", afirmou Rui Costa ao ser questionado sobre o assunto pelo Bahia Notícias no final do ano passado.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Podcasts

'Terceiro Turno': Paralisia das casas legislativas na Bahia antes do início da campanha
O período eleitoral ainda nem começou oficialmente, mas as principais casas legislativas do estado já estão em ritmo de campanha. Tanto na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) quanto na Câmara Municipal de Salvador (CMS), as sessões do plenário, que costumam ocorrer pelo menos uma vez por semana, ficaram esquecidas por um bom espaço de tempo.
Buscar
Enquete
Artigos
Carreiras UniFTC: Já pensou iniciar a graduação sabendo que escolheu o curso da sua vida?
Escolher uma profissão não é tarefa fácil. Muitas vezes fazer uma autoavaliação e descobrir seus principais gostos e potencialidades, ou quais as áreas de conhecimento você mais se identifica, não é suficiente para determinar qual caminho percorrer.