Prefeitura homologa licitação para restauro do monumento da Rampa do Mercado

A prefeitura de Salvador publicou no Diário Oficial do Município (DOM) desta segunda-feira (22) a homologação da licitação para a requalificação do “Monumento à Cidade de Salvador”, de autoria do artista plástico Mário Cravo Jr, na Rampa do Mercado Modelo, no Comércio.
A RC Restauração e Construções foi a empresa escolhida através do certame. Cerca de R$ 1,2 milhões serão investidos pela administração municipal para a recuperação do patrimônio, destruído por um incêndio em dezembro de 2019.
A definição sobre o bem acontece após uma longa disputa entre a prefeitura e um dos membros da família Cravo, que divergia da gestão por conta do pagamento de direitos autorais para liberação da obra, e indefinições da prefeitura quanto a licitação (relembre aqui).
Em 2020, ao confirmar a reconstrução da escultura, a Diretora de Patrimônio e Humanidades da Fundação Gregório de Mattos FGM, Milena Tavares, afirmou que a prefeitura de Salvador tem amparo legal para dar andamento às obras. “Sobre a questão com a família, estamos nos amparando no parecer enviado pela Procuradoria [Geral do Município]”, declarou.
Em setembro do mesmo ano o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, chegou a dar por solucionado o impasse entre a gestão municipal e a família de Mário Cravo Jr.
No mês de janeiro, já com o parecer da PGM, o presidente da Fundação Gregório de Mattos destacou que o processo burocrático de responsabilidade da instituição estava adiantado. Ele também estimou que a obra seria reinaugurada no segundo semestre de 2021, com um material anti-chamas
“Todo o termo de referência está pronto e agora já estamos partindo para a licitação. Então, uma vez licitada e a empresa ganhando essa licitação, a gente começa a execução da obra. Eu acho que em setembro ou outubro a gente está com isso aí para inaugurar”, disse Guerreiro, à época.
No último mês de abril (veja aqui) a prefeitura revelou que o termo de referência para a reforma do Monumento à Cidade de Salvador estava em fase de ajustes técnicos " e de orçamento para, posteriormente, ser lançada a licitação para execução da obra".
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Podcasts

'Terceiro Turno': O caos no transporte público e os possíveis impactos nas eleições
Não é exagero dizer que o sistema de ônibus de Salvador é um dos maiores problemas que os moradores da cidade enfrentam no seu dia-a-dia. As reclamações são as mais variadas possíveis, que vão desde atraso, queixas sobre o trajeto, violência e claro, o preço da tarifa
Buscar
Enquete
Artigos
Transporte público como Direito
O prefeito de Salvador Bruno Reis embarcou na última semana para Brasília para acompanhar a aprovação do PL 4392/21 que prevê a transferência de recursos da União aos municípios com o fim de subsidiar a gratuidade do transporte de idosos, dentre outras. Na terça-feira (17), chegou à Câmara de Salvador o PL 150/2022, que autoriza a concessão, por tempo determinado, de subsídio tarifário ao transporte público por ônibus em Salvador. Sem discussão, sem participação da população e sem debate sobre modelo. Mais remendos.