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Fusão bilionária entre Peugeot e Fiat vai dar origem à Stellantis; entenda operação

Fusão bilionária entre Peugeot e Fiat vai dar origem à Stellantis; entenda operação
Foto: Reprodução / G1

Anunciada no final de 2019, a fusão entre os grupos Fiat Chrysler (FCA) e Peugeot-Citroën (PSA) foi aprovada nesta segunda-feira (4) pelos acionistas das fabricantes. O resultado do negócio de US$ 52 bilhões será a quarta maior montadora de veículos do mundo, batizada de Stellantis.

 

De acordo com o G1, somando as vendas das 14 marcas que compõem a nova empresa, foram vendidos 8,7 milhões de unidades em todo o mundo em 2018. O número é menor que o registrado por Toyota, com 10,5 milhões, Volkswagen, com 10,6 milhões, e a aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, com 10,7 milhões.

 

Em 2019, PSA e FCA venderam juntas 7,9 milhões de veículos — atrás de Toyota (10,7) e Volkswagen (10,9). O grupo franco-nipônico ainda não divulgou os resultados de 2019 por divergências envolvendo o ano fiscal japonês.

 

Uma das propostas da fusão é a economia a partir de cooperações entre as marcas, como o acesso às plataformas e tecnologias, com foco em eletrificação e direção autônoma, além do fortalecimento em mercados em que algumas de suas marcas não têm grande participação.

 

De acordo com o presidente-executivo da FCA, Mike Manley, 40% dos mais de 5 bilhões de euros em sinergias serão de convergência de plataformas, motores e transmissões, além da otimização de investimentos em pesquisa e desenvolvimento.

 

Quando anunciadas as negociações em 2019, a nova empresa tinha como meta não fechar nenhuma fábrica. Atualmente as marcas somam mais de 400 mil funcionários, e receita líquida de mais de 180 bilhões de euros.

 

Prevendo mudanças em alguns planos pelo impacto causado pela pandemia do coronavírus em 2020, o G1 questionou FCA e PSA sobre o compromisso de manter as fábricas, além de pedir atualizações sobre números de economias, investimentos e funcionários, e aguarda retorno.

 

Enquanto em proporção global o grupo Stellantis é o quarto maior, no Brasil ele detém a liderança do mercado considerando os números acumulados de janeiro a novembro de 2020, com 2.406.917 automóveis e comerciais leves emplacados. Os dados são da associação dos concessionários, a Fenabrave.

 

Somando todas as marcas pertencentes à FCA, como Fiat e Jeep, além de Citroën e Peugeot, as duas únicas da PSA em operação no mercado brasileiro, mais de 400 mil veículos.

 

Sozinha, a Fiat vendeu 282 mil unidades, enquanto a Jeep vendeu 95 mil. A Citroën emplacou 12,6 mil veículos, enquanto a Peugeot teve 11,5 mil.

 

Logo atrás, a Volkswagen, somada com a Audi (de propriedade do Grupo Volkswagen), teve 299 mil carros vendidos em 2020. A Chevrolet vem em seguida, com 296 mil unidades. Em quarto lugar está a líder global Renault-Nissan-Mitsubishi com 187 mil veículos emplacados.