Lava Jato: PF cumpre mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro nesta quinta

Em ação conjunta com o Ministério Público Federal (MPF), a Polícia Federal (PF) deflagrou a “Operação Sem Limites V”, a 78º fase da Operação Lava Jato na manhã desta quinta-feira (26). Dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 13ª Vara Federal de Curitiba, são cumpridos em Angra dos Reis e Araruama, no Rio de Janeiro.
Em texto enviado à imprensa, a assessoria de comunicação da corporação disse que essas medidas pretendem aprofundar as investigações sobre as práticas criminosas cometidas na Diretoria de Abastecimento da Petrobras, especificamente na Gerência Executiva de Marketing e Comercialização. Sem citar nomes, a PF relatou que o investigado nesta fase é um ex-funcionário da empresa que já foi alvo de outras medidas judiciais na 57ª fase da operação, batizada apenas como "Operação Sem Limites". Com o avanço das investigações, ele então passa a ser mais uma vez alvo de busca e apreensão.
A partir de prisões, buscas e apreensões de integrantes da suposta organização criminosa, que assumiam a responsabilidade pelos crimes com o envolvimento da negociação de óleos combustíveis e outros derivados entre a estatal e trading companies estrangeiras, essa etapa desencadeou na operação deflagrada hoje.
Após o cumprimento das medidas no final de 2018 e o oferecimento de acusações criminais, executivos ligados à empresa estrangeira investigada decidiram celebrar acordo de colaboração premiada com o Ministério Público Federal (MPF). Dessa forma, eles relataram e apresentarem elementos probatórios de que o então funcionário da estatal teria recebido cerca de US$ 2,2 milhões entre 2009 e 2015 para favorecer a trading company em negociações de compra de combustíveis marítimos fornecidos pela Petrobras. Essas vantagens indevidas seriam recebidas em espécie no Brasil e, em seguida, repartidas pelo investigado com outros então funcionários da Petrobras que integravam o esquema.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Podcasts

'Terceiro Turno': Vacinação começa (e a crise por mais vacinas também)
O Brasil presenciou nesta semana o início do fim da pandemia da Covid-19, que já causou 212 mil mortes no país. A vacina contra a infecção causada pelo novo coronavírus foi aprovada e distribuída aos estados e municípios. A tão esperada vacinação começou, causou momentos de muita emoção e alimentou a esperança da população brasileira, que até então só assistia outros países iniciarem a imunização. Mas o número de doses ainda é muito pequeno e está longe do necessário, até mesmo para a imunização do primeiro grupo prioritário. Até o momento não há qualquer definição sobre datas para que uma nova remessa de doses cheguem por aqui. No Terceiro Turno #61 os jornalistas Ailmas Teixeira, Bruno Luiz e Jade Coelho discutem a falta de definição para chegada de novas doses das vacinas, a burocracia da Anvisa e a aposta da Bahia no imunizante russo Sputinik V.
DESENVOLVIMENTO SALVANDO VIDAS
Ver maisFernando Duarte

Tão tão distante da imunidade de rebanho, mas pelo menos informados
Talvez um dos levantamentos mais precisos do andamento da curva de disseminação do novo coronavírus na Bahia teve seus resultados preliminares divulgados nesta segunda-feira (25) pela prefeitura de Salvador. Trata-se do inquérito epidemiológico que identificou que cerca de 20% dos soteropolitanos já foram expostos à Covid-19 e apresentam algum tipo de resposta imunológica ao vírus. Para 10 meses de pandemia, é um número baixo para considerar como imunidade de rebanho, ainda que existam referências a sugerir isso. Como disse o prefeito Bruno Reis, estamos distantes do fim da circulação do vírus na capital.
Buscar
Enquete
Artigos
Carreiras UniFTC: O que é o movimento global Imperative 21 e o que você tem a ver com ele
O movimento Imperative 21 é uma coalisão global que visa envolver mais de 72 mil empresas em 80 países, influenciando cerca de 18 milhões de trabalhadores. Tem como principal objetivo redefinir o atual modelo capitalista e isso não é pouca coisa! A meta é despertar nas empresas o compromisso de promover um sistema econômico capaz de privilegiar todas as partes envolvidas em um negócio (stakeholders) e não apenas os acionistas, como vem acontecendo há décadas em todo o mundo. Entre outros dados publicado pelos organizadores, um chama demasiadamente a atenção: apenas 26 pessoas detêm metade da riqueza de toda humanidade. Evidente que não dá para vivermos mais assim.