Justiça concede prisão domiciliar a idoso que matou companheira de 74 anos
por Bruno Luiz

A Justiça converteu em prisão domiciliar a internação psiquiátrica de Nilton Fontes Barreto, de 82 anos, suspeito de assassinar a facadas a esposa Tarcila Maria Brandão Barreto, 74, na casa do casal, em Alphaville (clique aqui e relembre o caso).
A medida foi motivada pelo estado de saúde e idade avançada do idoso, que, segundo relatório médico apresentado pela defesa, tem quadro de desidratação, pressão baixa e desnutrição, cenário considerado de “extrema urgência e risco de morte” para Nilton. Na domiciliar, o acusado precisará fazer recolhimento integral (diurno e noturno).
Autor da decisão, o juiz substituto Paulo Sérgio Barbosa de Oliveira, do 1º Juízo da 1ª Vara do Tribunal de Júri, autorizou também que, antes de ir para prisão domiciliar, Nilton seja internado no Hospital São Rafael para ser submetido a exames solicitados pelos peritos e outros procedimentos médicos. Segundo o magistrado, o atendimento é imprescindível à “plenitude da saúde” do idoso.
“Considerando a gravidade do quadro do requerente, acentuada pela sua idade avançada, 82 anos, circunstâncias que evidenciam uma situação excepcional, nos termos da manifestação ministerial, e com fundamento no artigo 318, inciso I, do CPP, substituo a medida de internação provisória em domiciliar, que deverá ser cumprida após a execução dos cuidados hospitalares, no endereço residencial, com recolhimento integral (noturno e diurno), ficando desde já anotado que havendo descumprimento da medida será restaurada a internação”, diz trecho da decisão que converteu a prisão em domiciliar.
O acusado está internado atualmente no Hospital de Custódia e Tratamento de Salvador (HCT). A Justiça determinou instauração de incidente de insanidade mental - a defesa argumenta que o crime foi cometido durante surto psicótico. Segundo o juiz, a perícia que deve mostrar se o idoso tem transtornos mentais está próxima da conclusão.
RELEMBRE O CRIME
Tarcila foi morta em 16 de outubro, dentro de casa, após ser atacada a facadas pelo marido. Segundo as investigações da Polícia Civil, o corpo da empresária foi encontrado ensanguentado em um sofá pelo seu neto de 16 anos, que morava com os avós. O acusado de feminicídio dormia na cama com a camisa e a bermuda sujos de sangue. Perto do casal, foi encontrada uma faca no chão.
Autuado em flagrante no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o idoso declarou não se lembrar do que aconteceu, mas presumiu ter cometido o crime por ter acordado com as roupas ensanguentadas ao lado da esposa.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Podcasts

'Terceiro Turno': Vacinação começa (e a crise por mais vacinas também)
O Brasil presenciou nesta semana o início do fim da pandemia da Covid-19, que já causou 212 mil mortes no país. A vacina contra a infecção causada pelo novo coronavírus foi aprovada e distribuída aos estados e municípios. A tão esperada vacinação começou, causou momentos de muita emoção e alimentou a esperança da população brasileira, que até então só assistia outros países iniciarem a imunização. Mas o número de doses ainda é muito pequeno e está longe do necessário, até mesmo para a imunização do primeiro grupo prioritário. Até o momento não há qualquer definição sobre datas para que uma nova remessa de doses cheguem por aqui. No Terceiro Turno #61 os jornalistas Ailmas Teixeira, Bruno Luiz e Jade Coelho discutem a falta de definição para chegada de novas doses das vacinas, a burocracia da Anvisa e a aposta da Bahia no imunizante russo Sputinik V.
DESENVOLVIMENTO SALVANDO VIDAS
Ver maisFernando Duarte

Tão tão distante da imunidade de rebanho, mas pelo menos informados
Talvez um dos levantamentos mais precisos do andamento da curva de disseminação do novo coronavírus na Bahia teve seus resultados preliminares divulgados nesta segunda-feira (25) pela prefeitura de Salvador. Trata-se do inquérito epidemiológico que identificou que cerca de 20% dos soteropolitanos já foram expostos à Covid-19 e apresentam algum tipo de resposta imunológica ao vírus. Para 10 meses de pandemia, é um número baixo para considerar como imunidade de rebanho, ainda que existam referências a sugerir isso. Como disse o prefeito Bruno Reis, estamos distantes do fim da circulação do vírus na capital.
Buscar
Enquete
Artigos
Carreiras UniFTC: O que é o movimento global Imperative 21 e o que você tem a ver com ele
O movimento Imperative 21 é uma coalisão global que visa envolver mais de 72 mil empresas em 80 países, influenciando cerca de 18 milhões de trabalhadores. Tem como principal objetivo redefinir o atual modelo capitalista e isso não é pouca coisa! A meta é despertar nas empresas o compromisso de promover um sistema econômico capaz de privilegiar todas as partes envolvidas em um negócio (stakeholders) e não apenas os acionistas, como vem acontecendo há décadas em todo o mundo. Entre outros dados publicado pelos organizadores, um chama demasiadamente a atenção: apenas 26 pessoas detêm metade da riqueza de toda humanidade. Evidente que não dá para vivermos mais assim.