Bahia antecipa pagamento de aposentados e pensionista no mês de setembro

O governo baiano vai antecipar, pela sexta vez desde o início da pandemia do novo coronavírus na Bahia, o pagamento de aposentados e pensionistas estaduais. Os recursos estarão disponíveis para os cerca de 130 mil beneficiários no dia 29 de setembro. A iniciativa visa evitar a formação de filas e aglomerações nos postos e agências bancárias, como parte das medidas adotadas para contenção da disseminação do vírus no estado.
Já a previsão do pagamento dos servidores ativos, de acordo com a portaria n° 001/2020, da Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA), é para quarta-feira (30), último dia útil no mês. A tabela pode ser consultada no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br). Mensalmente, o governo baiano desembolsa aproximadamente R$ 1,6 bilhão com o pagamento da folha de 280 mil pessoas, entre servidores ativos, aposentados e pensionistas.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Podcasts

'Terceiro Turno': Dos bastidores à vice-presidência? Ana Paula é aceno do PDT a ACM Neto
Advogada, professora, pós-graduada em finanças e com mestrado em administração. Servidora concursada da Petrobras com início de trajetória na gestão de Salvador em 2013, como diretora-geral de Educação.
Buscar
Enquete
Artigos
Lotobahia: uma alternativa arrecadatória para o próximo governo da Bahia?
Com o processo eleitoral que se avizinha, os candidatos ao executivo do estado da Bahia tendem a criar um plano de governo com inúmeras ações visando à elevação do bem-estar da população baiana: segurança, educação, saúde e cultura são sempre bandeiras muito levantadas. No entanto, em uma realidade de crise econômica severa, dificilmente uma proposta pode ser eficazmente implementada sem que haja uma garantia no orçamento. É nesse contexto que o julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal, das ADPFs 492 e 493 e da ADI 4986, pouco divulgado à época da sua decisão, em setembro de 2020, acabou por criar uma oportunidade aos estados, quando declarou a inexistência de monopólio da União na exploração de loterias.