Ato em defesa da Lagoa do Abaeté reúne lideranças e causa aglomeração

Um ato em defesa da Lagoa do Abaeté foi realizado em Salvador na manhã deste domingo (27) e reuniu dezenas de pessoas, entre lideranças religiosas e populares, incluindo Hilton Coelho, candidato a prefeitura da Capital pelo PSOL (veja aqui). O grupo saiu do Largo de Cira, em Itapuã, e seguiu em caminhada até o Largo da Sereia, depois retornaram para o Abaeté.
De acordo com informações do G1, eles são contra a construção de uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE) às margens da Lagoa do Abaeté por conta dos efeitos que o esgoto pode trazer para a natureza, além de alegarem falta de transparência. A obra é feita pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e faz parte de um plano de requalificação da região.
Uma audiência pública foi realizada na última sexta-feira (25) e uma comissão foi formada pela Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) para acompanhar os impactos ambientais provocados pela construção da estação.
Em sua defesa, a Conder informou que não existem fundamentos sólidos para alegar falta de transparência pública, uma vez que o projeto da estação elevatória foi amplamente discutido com a comunidade local. Confira a nota completa:
Sobre o ponto central de discussão, temos a informar que está em andamento a obra de implantação da Estação Elevatória de Esgoto, em substituição ao sistema atual de fossas já superado, fiscalizada por essa Companhia e que teve início em 29/07/2020 após a emissão do Alvará de Construção.
Cumpre ressaltar que, anteriormente a autorização de execução dos serviços pela Prefeitura Municipal de Salvador, o objeto da intervenção foi devidamente analisado e aprovado pela EMBASA, bem como licenciado pelo INEMA, sendo irreais quaisquer alegações de descumprimento da legislação ambiental.
Inexiste, ainda, fundamentos sólidos para alegar falta de transparência pública, uma vez que o projeto da estação elevatória foi amplamente discutido com a comunidade local.
Além dos valores relativos à implantação do equipamento, todas as demais informações exigidas nas legislações concernentes foram devidamente dispostas nas placas informativas localizadas na frente do prédio da Administração do Parque.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Podcasts

'Terceiro Turno': Os impactos da eventual candidatura de João Roma ao governo da Bahia
Pouco depois de assumir o Ministério da Cidadania, o deputado federal João Roma (Republicanos) surgiu como um possível candidato ao governo da Bahia. Neste cenário, ele seria o representante do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na disputa, dando palanque para o mandatário no estado. Roma ressalta que isso nunca foi discutido com Bolsonaro, mas o assunto persiste, então o episódio 73 do Terceiro Turno recupera os passos que o levaram ao cargo de ministro e discute os impactos que essa eventual candidatura teria no pleito para o governo baiano. Apresentado pelos jornalistas Jade Coelho, Bruno Luiz e Ailma Teixeira, o episódio ainda conta com a participação do cientista político Cláudio André.
DESENVOLVIMENTO SALVANDO VIDAS
Ver maisFernando Duarte

Lula apto para 2022 influencia cena nacional e disputa na Bahia, gostemos ou não
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve destaque no noticiário da última semana e tende a manter os níveis de atenção na que se inicia. Depois de ter anuladas as condenações contra ele, o que o coloca como um potencial candidato em 2022, os olhos se mantêm no Supremo Tribunal Federal durante a discussão sobre a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro para julgar o petista. Independente do resultado sobre a atuação de Moro, Lula de volta à cena mexe com qualquer configuração prevista para o pleito do próximo ano - e não apenas no plano federal.
Buscar
Enquete
Artigos
Meus Deus! 36 meses é muito tempo
Essa foi a reação que tive ao saber que o Ministério da Saúde trabalha com um planejamento de ações para os próximos três anos visando vacinar, prevenir, tratar e cuidar das pessoas atingidas pelo vírus causador da Covid-19. A informação foi revelada pelo Dr. Lauricio Cruz, diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis (DEIDT) do Ministério, em reunião com os deputados estaduais e distritais representando a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE) na última terça-feira (13).