Ex-secretário de Sustentabilidade propõe Selo Bandeira Azul para Porto da Barra
Foto: Cris Andrade / Viajante Comum

Ex-secretário de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência de Salvador (Secis) e pré-candidato a vereador da capital baiana, André Fraga (PV) apresentou à prefeitura ideias para resgatar o caráter cultural, ambiental e esportivo da praia do Porto da Barra.

 

Para isto, foi construído um documento com questões sugeridas por praticantes de esportes náuticos, ambientalistas e moradores da Barra. 

 

Entre outros pontos, é proposta a implantação da certificação internacional Bandeira Azul, a qual credencia praias e marinas ao redor do mundo que tenham reconhecida qualidade socioambiental. Para isso, é necessário alcançar padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. Em Salvador, a praia Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, renovou pela quarta vez a certificação.

 

A carta propõe a criação de um destacamento da Guarda Municipal focado no ordenamento e segurança da praia do Porto; a proibição do trânsito de embarcações motorizadas de grande porte e jet skis na área interna à linha natural criada pelos barcos dos pescadores tradicionais; e o ordenamento dos ambulantes no local.

 

O documento também sugere a proibição do uso de descartáveis e isopores na praia como forma de conservar o meio ambiente. Por mim, eles também pedem o incentivo às atividades esportivas e náuticas no Porto. 

Histórico de Conteúdo