Domingo, 26 de Janeiro de 2020 - 08:40

Mapa online mostra áreas com risco de desastres no Brasil

Mapa online mostra áreas com risco de desastres no Brasil
Foto: Reprodução/ Geoportal

Uma plataforma interativa lançada pelo Serviço Geológico do Brasil reúne informações sobre áreas com risco muito alto de deslizamento de terras, inundações, enxurradas e quedas de rocha em mais de 1600 cidades brasileiras. 

 

O serviço é um mapa online com vasta base de dados e que pode auxiliar gestores federais, assim como dos estados e municípios, além da comunidade acadêmica e a sociedade em geral. 

 

De acordo com publicação da Agência Brasil, o mapa online mostra as áreas que apresentam condições de risco alto e muito alto nas regiões urbanas e delimita em campo, com base no número de moradias e de pessoas ali residente, quais são os processos que podem ocorrer em cada área. A plataforma tem atualização constante e indica a quem o consulta se na área em pesquisada é considerada de risco alto ou muito alto e se é propensa ou não para ocorrências que podem gerar risco. 

 

O acesso ao programa é feito pelo site do Serviço Geológico do Brasil. Pelo sistema de busca, o usuário pode localizar o município de seu interesse e, nos menus que se encontram no final do mapa, filtrar e cruzar dados sobre os produtos cartográficos elaborados pela CPRM.

Histórico de Conteúdo