Rui se reúne com prefeitos de municípios atingidos por manchas de óleo nesta quinta
Foto: Divulgação

O governador Rui Costa (PT) anunciou, durante Papo Correria desta quarta-feira (16), uma reunião com os municípios do litoral norte do estado que foram atingidos pelas manchas de óleo que assolam o Nordeste (veja aqui). 

 

Além das prefeituras de Camaçari, Mata de São João, Entre Rios, Esplanada, Conde, Jandaíra e Lauro de Freitas, o governador também convidou a prefeitura de Salvador para participar do encontro que deve traçar uma linha unificada de trabalho contra as manchas. Em Lisboa para um encontro com o presidente da Câmara Municipal, o prefeito ACM Neto não deve fazer parte da reunião (saiba mais aqui). 

 

Durante fala sobre o tema, Rui também convidou a população a participar dos mutirões voluntários para o recolhimento das pelotas de óleo. “Estamos comprando os equipamentos de proteção individual para as pessoas ajudarem na coleta”, disse Rui. “Uma vez [o óleo] entrando nas pedras, em Praia do Forte, com todo aquele manancial que é berçário para muitos animais. Tudo aquilo ficaria perdido por muitos anos”, completou. 

 

Manchas de óleo com 21 quilômetros quadrados e outra de 3,3 quilômetros quadrados foram identificadas por um satélite da União Europeia se aproximando do litoral da Bahia e de Sergipe, de acordo com apuração da Folha de S. Paulo junto ao professor do curso de Oceanografia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Pablo Santos.

 

A pesquisadora Olívia Oliveira, em entrevista coletiva no Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (UFBA), disse que óleo que resultou nas manchas encontradas em mais de 130 localidades do litoral nordestino tem origem da Venezuela (veja aqui). 

Histórico de Conteúdo