Sábado, 21 de Setembro de 2019 - 00:00

Programa que troca lixo reciclado por pontos deve ser ampliado em Salvador em novembro

por Matheus Caldas

Programa que troca lixo reciclado por pontos deve ser ampliado em Salvador em novembro
Foto: Divulgação

Um programa que estimula a reciclagem de lixo deve ser ampliado em novembro pela prefeitura de Salvador. O projeto da Casa SO+MA consiste na troca dos resíduos por pontos que, acumulados, podem ser trocados por produtos em estabelecimentos comerciais de Paripe e Periperi, no Subúrbio da capital baiana. A informação foi dada ao Bahia Notícias pelo secretário municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), André Fraga.

“A gente tem hoje os pontos de entrega voluntária. Nossa meta é ampliar o outro modelo que já temos em Periperi e em Paripe que permite a troca de resíduos por créditos que podem ser trocados no posto por suprimentos e uma série de outros benefícios. Estamos fazendo nesses dois pontos, e nossa meta é iniciar a ampliação para diversos pontos da cidade”, revelou Fraga, em entrevista ao Bahia Notícias.

De acordo com o titular da pasta, o intuito, nesta fase de ampliação, é levar o programa a outros 10 bairros de Salvador os locais ainda não foram escolhidos e estão em fase de estudo pela Secis. Além de produtos, os pontos também podem ser trocados por cursos profissionalizantes.

 

Essa é uma das iniciativas que a gestão soteropolitana para deixar a cidade mais limpa. Neste sábado (21), quando se comemora o Dia Mundial da Limpeza, a Limpurb participa do Clean Up Day, evento global que tem como objetivo combater o problema dos resíduos sólidos, incluindo os de natureza marinha. Com o  projeto intitulado “A Onda é Preservar”, a empresa pública levará ações de educação ambiental para as praias do Porto da Barra e da Boa Viagem, a partir das 8h30, visando orientar a população sobre a maneira mais adequada de acondicionar e descartar os resíduos gerados nestes locais.

Histórico de Conteúdo