Alcolumbre é maior articulista da aprovação de Eduardo como embaixador
Foto: Sérgio Lima / Poder360

Além de presidir o Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) tem atuado como o principal articulador do Palácio do Planalto na Casa. Parte dele o maior esforço para viabilizar a aprovação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) à embaixada do Brasil nos Estados Unidos.

Segundo apurou o Bahia Notícias, Alcolumbre quer mudar a composição da Comissão de Relações Exteriores para tentar beneficiar Eduardo Bolsonaro. Inclusive, articula para que o senador baiano Angelo Coronel (PSD), que é titular do colegiado, seja substituído por um a favor da nomeação do filho de Bolsonaro para a embaixada americana.

Coronel já anunciou que é contra a nomeação e disse que Eduardo é "despreparado" para o cargo (reveja aqui). Segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, a proximidade de Alcolumbre com a família Bolsonaro passou a incomodar governadores de centro e centro-direita que apoiaram a eleição dele para o comando da Casa. 

Com isso, alguns o têm chamado de "vice-presidente de fato" devido aos poderes que o presidente Jair Bolsonaro lhe concedeu.

FUTURO EMBAIXADOR?
A indicação de Eduardo para o cargo ainda não foi oficializada, mas Bolsonaro já garantiu o aceite do governo americano enquanto os governistas brasileiros garantem os votos necessários para a aprovação no Congresso nacional. Uma vez indicado, o deputado será sabatinado pela Comissão de Relações Exteriores do Senado e, em seguida, precisará do aval dos senadores para assumir o posto em Washington.

Histórico de Conteúdo