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PSB apostará em bandeira da economia criativa para superar partidos de esquerda em 2020

Por Lucas Arraz

PSB apostará em bandeira da economia criativa para superar partidos de esquerda em 2020
Foto: Divulgação

O PSB apostará no que entende como atraso do campo da esquerda na pauta econômica para sair vitorioso da eleição municipal de 2020. A sigla presidida na Bahia por Lídice da Mata irá reconstruir a sua pauta econômica em conferência nacional em outubro e deve apresentar o lema "cidades criativas" para levantar a bandeira da economia criativa no pleito do próximo ano. 

 

Secretário especial na executiva nacional do PSB, o baiano Domingos Leonelli destacou a importância da alteração no manifesto do partido, criado em 1947. "Não podemos ter uma esquerda que é moderna em muitos aspectos, como nas suas propostas para costumes, mas que ainda age de forma muito antiga na pauta econômica", argumentou. "A esquerda ainda defende a reindustrialização de um país como se isso fosse possível. Temos que modernizar a indústria", defendeu Leonelli. 

 

A economia criativa é o conceito que define a prática de um ambiente econômico que tenha como matéria-prima o capital intelectual. Ou seja, o modelo defende uma relação entre tecnologia, inovação, cultura, criatividade e sustentabilidade como forma de desenvolver economicamente um ambiente, como uma cidade.

 

Presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação discordou sobre a ideia de que a esquerda esteja atrasada na pauta econômica. O dirigente, entretanto, defendeu alterações dentro do PT.  “O partido precisa ouvir mais os movimentos sociais e não só aqueles que estão dentro do PT. Precisamos retornar os diálogos com setores produtivos com pequenos e médios empresários e chamar a responsabilidade deles para a questão da soberania nacional”, destacou. 

 

Everaldo defendeu que pautas como a da economia criativa já estão dentro do escopo das pautas econômicas do PT. “Mantemos o princípio da distribuição de renda no país, que já enquadra a economia criativa”, argumentou.