Política

Galáxias 'devoram' matéria ao redor para se formar, diz estudo

Por Portal Terra

Galáxias 'devoram' matéria ao redor para se formar, diz estudo
Foto: Divulgação
Cientistas do Observatório Europeu do Sul conseguiram observar uma galáxia no processo de absorção de gás do exterior, a melhor evidência direta obtida até o momento para sustentar as teorias existentes sobre sua formação. As observações, feitas com o telescópio VLT que fica no deserto do Atacama (Chile), reforçam as teorias que defendem que as galáxias atraem e "consomem" matéria próxima para possibilitar a formação estelar e impulsionar a própria rotação. O objeto de estudo, que deu origem a conclusões publicadas nesta quinta-feira (4) em um artigo na revista Science, foi um estranho alinhamento entre uma galáxia distante e um quasar, núcleo brilhante alimentado por um buraco negro supermassivo. "Este tipo de alinhamento é muito incomum e nos permitiu fazer observações únicas. Estes novos resultados nos oferecem a melhor visão obtida até o momento de uma galáxia em pleno processo de 'ingestão'", o autor principal do artigo, Nicolas Bouché, em comunicado divulgado pelo ESO, sediado em Garching (Alemanha). Durante o processo de criação de novas estrelas, as galáxias esgotam rapidamente suas reservas de gás, que, por isso, deve ser reposto gradualmente para que a atividade possa continuar.