Sexta, 01 de Maio de 2020 - 09:20

Ex-prefeito de Pilão Arcado é multado pelo TCM por 'farra das diárias'

por Glauber Guerra

Ex-prefeito de Pilão Arcado é multado pelo TCM por 'farra das diárias'
Foto: Reprodução/ Tropical FM

O ex-prefeito de Pilão Arcado, Manoel Afonso Mangueira (PP), foi multado pelo Tribunal de Contas dos Munícipios da Bahia (TCM-BA), em sessão realizada nesta quinta-feira (30), por meio eletrônico. Mangueira terá que devolver R$156.250,00 aos cofres públicos por ter concedido o pagamento de diárias sem justificativas legais a servidores e em valores considerados exorbitantes. O TCM também aplicou uma multa de R$ 2 mil.

 

O autor da denúncia foi o cidadão Esmeraldo Pereira da Silva. Nos documentos apresentado, ele alegou que a atitude do então prefeito ficou conhecida na cidade como “a farra das diárias graciosas para Salvador” e que dava regalias para pessoas sem formação técnica e sem competência para solucionar os problemas alegados para justificar as viagens para a capital baiana. O conselho substituto Claudio Ventin aceitou os argumentos e decidiu por multar o ex-gestor do munícipio. A decisão cabe recurso.

 

Curiosamente, Afonso Mangueira foi cassado em 2019, acusado de abuso de poder político, econômico e de autoridade. O seu vice, Dalto Silva Albuquerque Melo também perdeu o mandato. Por isso, Pilão Arcado passou por uma eleição suplementar em fevereiro deste ano, vencida por Orgeto Bastos (relembre aqui).

 

Pilão Arcado fica na região norte da Bahia e possui uma população de 35.048 habitantes, de acordo com o IBGE.

Histórico de Conteúdo