Conquista: PF cumpre mandados em operação contra emigração ilegal para o Reino Unido

A Polícia Federal cumpre na manhã desta quinta-feira (8) três mandados de busca e apreensão e dois de medidas cautelares em Vitória da Conquista, sudoeste do estado, para investigar crimes de falsificação de passaporte brasileiro e emigração ilegal para o Reino Unido.
Batizada de London Eye, a ação é resultado de uma investigação iniciada em março de 2021, quando um homem foi detido ao emitir passaporte brasileiro com nome falso, no posto do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) de Conquista.
A apuração aponta também que outro brasileiro já havia praticado a mesma fraude e teria emigrado, ilegalmente, para a Inglaterra, onde requereu visto de permanência com base em união familiar a partir do documento falso;
O benefício migratório seria embasado na nova filiação criada pelos falsificadores. Duas irmãs, com nacionalidade brasileira e italiana, que residem na Inglaterra, permitiam que usassem seus nomes na condição de mães dos envolvidos para facilitar a obtenção do visto.
Durante o cumprimento das buscas, foram apreendidos celulares, documentos, cartões bancários e, ainda, uma arma sem registro e entorpecentes. As investigações estão sendo acompanhadas pela Interpol, a polícia intercional.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
Artigos

José Mozart Tanajura Júnior
Planalto e sua história: Os manuscritos de Zé Brejeiro
Há em Planalto pouquíssimas fontes documentais sobre a sua história que, em comparação com a de outros municípios baianos, é bem recente. Mesmo assim, pouco se tem preservado. As iniciativas oficiais são bem tímidas, o que se requer um melhor direcionamento para a preservação de sua história. Poucos são os registros catalogados ou que se tenha conhecimento de uma maior socialização destes. Em 2012, Edilson Duarte, prefeito naquele ano, construiu um monumento em homenagem aos tropeiros que deram início à história local. Além deste monumento, outras ações entraram em vigor por ocasião dos 50 anos do município, dentre as quais destacamos o Hino de Planalto composto por José Ramos da Silva Júnior e musicado por Carlusmar Moreno Aguiar, interpretado por Leandro Marinho. O município festejou jubilosamente a sua data referência de seus 50 anos. De lá pra cá, quase nenhuma iniciativa maior se viu na preservação histórica do município.