Madre de Deus: Prefeitura aumenta em 3h toque de recolher e fecha comércio e praias
por Francis Juliano

A prefeitura de Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), vai aumentar em mais três horas o toque de recolher em vigo. A partir desta sexta-feira (26) até o domingo (28), estará proibida a circulação de pessoas em vias públicas, das 17h às 5h. As praias do município também estarão fechadas no período, assim como praças públicas, quadras, campos de futebol, entre outros equipamentos públicos. A chegada ou saída de carros de turismo também não poderão ocorrer nesse fim de semana.
No mesmo decreto, publicado nesta quarta-feira (24), a prefeitura determinou o fechamento do comércio, a exceção dos locais de venda de produtos essenciais, como supermercados, farmácias, padarias e postos de combustíveis. O serviço de funcionamento do delivery poderá ser feito até às 23h. Durante o toque de recolher será permitido apenas deslocamentos para serviços de saúde ou de retorno de trabalhadores com emprego em outras cidades.
Segundo a administração municipal, as medidas restritivas fazem parte de um plano de ação para conter o avanço da disseminação da Covid-19 que teve aumento de mais de 380% nos casos ativos nos últimos dias. O decreto que interdita as praias também limita a abertura de comércio.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
Artigos

José Mozart Tanajura Júnior
Planalto e sua história: Os manuscritos de Zé Brejeiro
Há em Planalto pouquíssimas fontes documentais sobre a sua história que, em comparação com a de outros municípios baianos, é bem recente. Mesmo assim, pouco se tem preservado. As iniciativas oficiais são bem tímidas, o que se requer um melhor direcionamento para a preservação de sua história. Poucos são os registros catalogados ou que se tenha conhecimento de uma maior socialização destes. Em 2012, Edilson Duarte, prefeito naquele ano, construiu um monumento em homenagem aos tropeiros que deram início à história local. Além deste monumento, outras ações entraram em vigor por ocasião dos 50 anos do município, dentre as quais destacamos o Hino de Planalto composto por José Ramos da Silva Júnior e musicado por Carlusmar Moreno Aguiar, interpretado por Leandro Marinho. O município festejou jubilosamente a sua data referência de seus 50 anos. De lá pra cá, quase nenhuma iniciativa maior se viu na preservação histórica do município.