Comércio de cidades da RMS começa a ser reaberto nesta sexta
Foto: Kelvi Lima

Após uma quarta reunião realizada na tarde dessa quinta-feira (23), os prefeitos e prefeitas da Região Metropolitana de Salvador (RMS) decidiram colocar em prática um protocolo para a reabertura gradual dos estabelecimentos comerciais. O encontro foi realizado em São Francisco do Conde, com a presença de prefeitos e secretários de saúde, finanças e pastas correlatas da região.

 

Eles definiram que a reabertura teria uma data diferenciada para municípios com população abaixo de 40 mil habitantes e quadro promissor nos dados de contágio pela Covid-19. Com isso, Madre de Deus, Pojuca e São Francisco do Conde darão início à retomada das atividades econômicas já nesta sexta (24). Já Camaçari, Simões Filho e Lauro de Freitas farão a reabertura na segunda (27).

 

Na avaliação do prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (DEM), a decisão de planejar a reativação do comércio de maneira unificada na RMS foi assertiva e potencializa as chances de que, cumpridas as determinações do protocolo, não haja necessidade de recuar no plano. “Esta decisão está sendo tomada em conjunto e com base nas recomendações apresentadas pelo Governo do Estado, que estipulou o mínimo de 25% de leitos de UTI desocupados, por cinco dias consecutivos, como critério para a retomada do comércio”, informou. O gestor tem um encontro marcado com o governador Rui Costa (PT) hoje, por videoconferência, para avançar nas tratativas sobre o assunto.

Histórico de Conteúdo