Sexta, 22 de Maio de 2020 - 18:42

Barra do Mendes e Xique-Xique registram seus primeiros casos da Covid-19

por Lula Bonfim

Barra do Mendes e Xique-Xique registram seus primeiros casos da Covid-19
Xique-Xique (Foto: Reprodução / Irecê Repórter)

O municípios de Barra do Mendes e Xique-Xique, ambos localizados na região de Irecê, registraram, nesta sexta-feira (22), seus primeiros casos de contaminação pelo novo coronavírus, segundo boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

 

A prefeitura de Barra do Mendes informou que o seu primeiro contaminado trata-se de um homem de 25 anos, que chegou de São Paulo no último dia 2 de maio. Foi realizado um teste rápido, que confirmou a infecção pelo novo coronavírus. A mãe dele também apresentou sintomas da Covid-19, mas ainda não há confirmação da doença.

 

Xique-Xique também apresenta apenas um caso confirmado do novo coronavírus, segundo a Sesab. Entretanto, até o momento da publicação desta nota, a prefeitura não havia publicado detalhes sobre o contaminado.

 

Ambos os municípios encontram-se com baixo índice de isolamento social, conforme informações do governo estadual. Barra do Mendes tem 43% de isolamento e Xique-Xique 38,3%, abaixo do mínimo recomendado pelas autoridades sanitárias, que é de 50%.

 

OUTROS CASOS

O boletim desta sexta (22) confirmou ainda os primeiros casos de Itaetê, Riacho de Santana e Varzedo, antecipados pelo Bahia Notícias (veja aqui, aqui e aqui).

 

Os registros de contaminação pelo novo coronavírus nos municípios de Biritinga (veja aqui), Casa Nova (veja aqui), Iramaia (veja aqui) e Jeremoabo (veja aqui) também foram antecipados pelo BN, mas ainda não constam no boletim divulgado pela Sesab.

 

Oficialmente, o governo do estado contabiliza 234 municípios com casos confirmados da Covid-19. Porém, somando os casos revelados pelo BN, é possível afirmar que pelo menos 238 cidades baianas possuem registros da doença.

Histórico de Conteúdo