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Parte de Boipeba ainda está sem água; Embasa diz que abastecimento foi normalizado

Por Ailma Teixeira

Parte de Boipeba ainda está sem água; Embasa diz que abastecimento foi normalizado
Foto: Leitor BN / Whatsapp

Moradores de algumas regiões da Ilha de Boipeba, no município de Cairu, ainda estão sem água. Em locais, como a Rua da Matança e Tiririca, na região do Serrão, já são 15 dias sem abastecimento.

 

No caso do pescador Everaldo Nascimento, mais conhecido como Boneco, nem na torneira de casa cai água. “Quinze dias contados hoje que a minha casa está sem cair uma gota de água. Ainda estou sujeito a pagar uma conta abusiva - porque nossa taxa mínima é abusiva - e não temos pra quem apelar”, desabafou Nascimento.

 

A queixa dele é semelhante a do técnico de segurança do trabalho Mirko Nascimento. Ele detalha o que tem passado na ilha desde o último dia 24, considerando o agravante de sua situação pessoal: Mirko é cadeirante e mora sozinho. “Eu tenho que comprar água mineral pra eu fazer meu asseio. Eu tenho que fazer um procedimento chamado cateter pra retirar urina de três em três, de quatro em quatro horas e eu tenho que higienizar as mãos e as partes. (...) Aí tu imagina o sacrifício: eu sentado numa cadeira de banho com canequinha, jogando água pra baixo das partes íntimas e com risco de contaminar?”, desabafa o técnico, que avalia o problema como fruto do descaso dos órgãos públicos.

 

Outra que reclama é Luciene Mendes, que até participou do protesto de moradores na semana passada (saiba mais aqui), trancando o reservatório da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Ela agora estuda a possibilidade de acionar o Ministério Público (MP-BA) contra a estatal.


Na última semana, a Embasa informou ao Bahia Notícias que, em decorrência das quedas de energia, um dos dois poços que atendiam à localidade teve um equipamento danificado (veja aqui). Procurada pelo site novamente, a estatal informou que a troca do equipamento foi feita na última quinta (3) e que o abastecimento já foi normalizado na ilha. "Nesse período, foram identificadas algumas dificuldades na parte alta da rua da Matança. Lembramos que, em Boipeba, o consumo de água aumenta em 70% acima do normal, em períodos de elevação da população flutuante", informou a Embasa por meio de nota.

A empresa acrescenta que mantém técnicos acompanhando a situação. Eles recomendam ainda que moradores com problemas persistentes no abastecimento liguem para o 0800 0555 195, informe o número de matrícula e o endereço para inspeção.

"A Embasa também orienta que os imóveis tenham reservatório com capacidade para atender a quantidade de moradores. Além disso, conforme a Resolução 002/2017 da Agência Reguladora de Saneamento do Estado da Bahia (Agersa), em imóveis de mais de um pavimento, é necessário reservatório inferior com bomba, para elevar a água para o reservatório superior, e possibilitar o abastecimento dos demais andares", ressalta a empresa.

Quanto à construção de um terceiro poço que foi anunciada em caráter emergencial na última semana, a Embasa ressalta que ele está operando desde a madrugada de domingo (6).