Quarta, 11 de Dezembro de 2019 - 13:10

Trading: Arrecadação com atividade turística na Bahia cresceu 12,7% no 3º trimestre de 2019

por Gabriel Carvalho | gabriel.jornalismo@gmail.com

Trading: Arrecadação com atividade turística na Bahia cresceu 12,7% no 3º trimestre de 2019
Foto:Gabriel Carvalho/BN

A Bahia arrecadou R$ 1,8 bilhão com a atividade turística no período julho-setembro deste ano, segundo dados da Secretaria Estadual da Fazenda. Os números, que correspondem a um incremento de 12,7% em relação ao mesmo período do ano passado foram divulgados nesta quarta-feira (11) pelos secretários Fausto Franco (Turismo) e Walter Pinheiro (Planejamento), durante o lançamento do Observatório do Turismo da Bahia, que será tocado pelas duas pastas.

 

A ferramenta que reúne pesquisas e indicadores produzidos pela própria Setur e pela Superintendência de Estudos Econômicos Sociais da Bahia (SEI) já está disponível na web. “Vamos compilar todos os dados das concessionárias de rodovias e aeroportos, retomando o observatório de forma muito mais ampla para podermos avaliarmos o tamanho real do turismo dentro da economia baiana”, observa Fausto Franco.

 

O titular da Setur acrescentou que haverá divulgação trimestral dos índices do Turismo e previu um crescimento da atividade em 8% no balanço final de 2019. “Ano passado, tivemos um fluxo de 6 milhões de visitantes de outros estados e também do exterior e este ano fecharemos com um número maior”, prevê.  

 

Já o secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, destacou que as informações catalogadas pelos órgãos estaduais poderão se converter em mecanismo de ação do governo para a criação de políticas públicas mais assertivas. “Antes, os dados eram usados para publicar balanços, agora vamos usar para atrair investimentos, melhorar os serviços prestados e trazer turistas para o Estado”, disse.

 

Diretora da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Renata Proserpio acredita que a sua entidade também pode ter uma contribuição estratégica para a união de esforços a fim de levar informações qualificadas para o grande público.

Histórico de Conteúdo