Sexta, 23 de Agosto de 2019 - 09:30

O combo vitorioso da educação e esporte

por Jeferson Andrade

O combo vitorioso da educação e esporte
Foto: Acervo pessoal

A educação tem um papel fundamental na valorização do cidadão por parte do Poder Público.  Madre de Deus é a primeira cidade do país a adotar a educação em um sistema de ensino integral em 100% das escolas da rede municipal.  Os 2.650 alunos, da Creche ao Fundamental II, entram nas escolas as 7h30 e ficam nas unidades até as 16h30. Diariamente são distribuídas 7.000 refeições com um cardápio nutritivo aos nossos alunos. E também contamos com consultórios odontológicos nas unidades escolares.  

 

E no segundo turno os estudantes têm aulas de inglês, oficinas de informática, dança, música e teatro. E praticam o xadrez como uma modalidade que melhora o raciocínio lógico na matemática. Já a área de ciências conta com atividades como noções de reciclagem, que alerta para a questão da sustentabilidade e a necessidade do exercício da cidadania. E a disciplina português conta com o suporte do letramento, com ações como aulas de redação e leitura de livros paradidáticos, que incrementam a proeficiência na escrita.

 

 Mas o carro-chefe das atividades no entorno da sala de aula é o esporte, onde são praticadas as seguintes modalidades: judô, jiu-jitsu, karatê, boxe, futsal e basquete. O aluno precisa escolher uma modalidade como disciplina obrigatória e esta diretriz integra o Plano Municipal de Educação. Este projeto é inspirado num case que presenciei em Havana, capital de Cuba.

 

Contamos hoje com um Centro Esportivo de Alto Rendimento que tem entre os seus professores o renomado técnico de boxe e MMA Luis Dórea e que já possibilitou a descoberta de talentos que brilham no cenário esportivo estadual e nacional. 

 

Os atletas que se destacam em suas modalidades integram uma seleção de alto rendimento. Contamos em Madre de Deus com atletas que estão muito bem posicionados em rankings estaduais e nacionais.

 

Como, por exemplo, a madredeusense  Ana Karolina, considerada pela Federação Baiana de Judô a melhor atleta Sub-18 e Sub-21; medalha de Ouro nos Jogos Escolares da Juventude de 2018 e atleta da Seleção Brasileira de Judô. De acordo com Marcelo Ornelas, presidente da Federação Baiana de Judô, nossa cidade é uma referência do judô baiano. E temos o boxeador Ed Carlos, 18 anos, e campeão baiano de boxe.

 

Madre de Deus tem uma área territorial de apenas 32 Km2, mas aqui o que faz a diferença é o tamanho da vontade e trabalho árduo pelo protagonismo e visibilidade dos nossos jovens.

 

A nossa luta é contra a invisibilidade social dos adolescentes cujas famílias têm baixa renda. Numa comunidade o traficante tem inegavelmente uma grande visibilidade. Como um contraponto à falta de recursos financeiros da maioria das pessoas do seu bairro, os bandidos em posição de comando ostentam tênis de marca e roupas de grife e todos sabem quem são eles. 

 

Portanto, nosso desafio constante é empoderar nossa juventude no caminho do bem. Demonstrar diariamente aos adolescentes que cada ser humano é importante e que ele conta com o apoio necessário para a sua formação como cidadão e futuro profissional. Nós dizemos a eles que a sua escola não deve nada em termos pedagógicos e de infraestrutura na comparação com as escolas dos ricos. Temos aulas de inglês, bibliotecas, arte, professores e comunidade escolar engajada. 

 

Muitas unidades já contam com ar-condicionado nas salas de aula e assim como a universalização da educação integral, iremos climatizar todas as salas de aula da rede municipal.

 

E avançamos para além do segundo turno e Madre de Deus conta com um terceiro turno, quando funcionam atividades no Centro Esportivo de Alto Rendimento; o pré-ENEM; o pré-IFBA e editais de cultura, por exemplo.

 

Enfim, Madre de Deus tem implantado um combo vitorioso que inclui esportes e educação.

 

*Jeferson Andrade é prefeito de Madre de Deus 

 

*Os artigos reproduzidos neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do Bahia Notícias

Histórico de Conteúdo