Oprah Winfrey faz discurso sobre força das mulheres, assédio sexual e racismo
por Clara Gibson

Oprah Winfrey foi a grande homenageada na noite do Globo de Ouro 2018, que aconteceu no domingo (7). A apresentadora, que é uma das mulheres mais influentes da atualidade, segundo a Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA), ganhou o troféu Cecil B. DeMille, por ser um exemplo a ser seguido para mulheres e jovens. Em seu discurso de agradecimento, a apresentadora falou sobre racismo, a importância da verdade e fez um apelo para o fim dos abusos sexuais, enaltecendo as milhares de mulheres que tiveram a coragem de falar sobre as violências que já sofreram.
Oprah começou a sua fala relembrando o momento em que assistia uma premiação do Oscar e viu Sidney Poitier ganhar o prêmio de Melhor Ator, sendo o primeiro ator negro da história ser premiado. "Eu nunca tinha visto um negro sendo homenageado. Eu sempre tentei explicar muitas vezes o que aquele momento significava para uma menina. E eu não deixo passar desapercebido que neste momento devem existir garotinhas me assistindo ser a primeira mulher negra a receber este prêmio", falou Oprah.
Seguindo o discurso, a apresentadora citou os recentes casos de abusos sexuais denunciados por muitas mulheres nos Estados Unidos e agradeceu a elas pela iniciativa de relatar seus casos de violência. "Falar a verdade é a arma mais poderosa que nós temos", afirmou a homenageada. "Eu me sinto empoderada e inspirada por todas as mulheres que se sentiram fortes o suficiente para contar suas histórias", continuou.
"Por um tempo muito longo, as mulheres não foram ouvidas ou acreditadas, e não ousavam falar a verdade contra o poder dos homens, mas o tempo acabou", completou Oprah, referindo-se à iniciativa contra assédio que mobilizou muitos artistas, nomeada "Time's Up" (O Tempo Acabou) (veja aqui).
A apresentadora finalizou o discurso deixando uma mensagem esperançosa, dirigindo-se a todas as meninas que estavam assistindo a premiação e fazendo uma referência a campanha #MeToo (Eu Também), que mobilizou milhares de mulheres a compartilharem nas redes sociais suas histórias de abuso (veja aqui). "Um novo dia está no horizonte. E quando esse novo dia finalmente amanhecer, será por causa de muitas mulheres magníficas, muitas das quais estão aqui neste auditório esta noite e alguns homens fenomenais, lutando para garantir que se tornem os líderes que nos levam ao tempo em que ninguém nunca mais terá de dizer 'Eu também'", terminou Oprah.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Entrevistas

"De Olho na Band", olho no olho com Zuleica Andrade
Zuleica Andrade, diretora de Jornalismo da TV BandBahia e da Rádio Bandnews FM, é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia e museóloga também pela UFBA. Começou na função de produtora, foi redatora, editora de texto local, editora nacional, editora chefe e chefe de redação. Trabalhou na equipe do Jornal da Band com Paulo Henrique Amorim, Carlos Nascimento e Ricardo Boechat. Ganhou prêmios de jornalismo, junto com a equipe, editando séries como Infância Ferida, 450 anos de Salvador, reportagens especiais sobre a seca e a invasão da UFBA pela Polícia Militar. Zuca, como é chamada pelos mais próximos, é reconhecida no jornalismo de TV por revelar talentos da Bahia para a rede nacional, como Rosana Jatobá, Mariana Monteiro, Jéssica Senra, Ticiana Villas Boas, Natália Boere e outros. Com o apoio de Zuca conseguimos falar com algumas destas jornalistas.
Blogando

Doença Falciforme, da angústia à ação!
Vivi por muitos anos na sombra desta patologia sem que ninguém soubesse dos motivos das minhas limitações, a não ser meus médicos, minha família e os amigos mais íntimos. Tento sempre ver o melhor que a vida me oferece, por isso que digo que não tenho hemácias em forma de foice correndo nas minhas veias, e sim meia Lua. Será que é por isso que eu sou tão apaixonada pela Lua?!!
Comentários
Lei para evitar impunidade à violência doméstica entra em vigor na Bahia
Essa deputada Mirela veio pra ficar, em pouco tem na ALBA já trabalhou mais que muitos que já tem décadas e não fazem nada em prol do povo da Bahia. Parabéns deputada você esta representando muito bem seus eleitores, isso que é politica com responsabilidade.
19/04/2018 - 04:34
RONALDO WASHINGTON LOPES
Doença Falciforme, da angústia à ação!
Excelente texto. Verdadeira lição de vida
11/04/2018 - 22:33
Olívia