
Com a crise devido ao novo coronavírus, o isolamento social e o aumento de desempregados no país, muitas pessoas tiveram que se reinventar. Nesse contexto, muitos casais começaram a montar um negócio próprio para sobreviver a essa crise e conseguir pagar as contas do dia a dia. Mas como separar a relação profissional em relação à empresa da pessoal como casal?
Erika Linhares, executiva especializada em soft skills, vive na pele essa situação com o marido, que também é seu sócio na empresa B-Have. Veja abaixo dicas da palestrante Erika Linhares sobre como ter um relacionamento saudável sabendo separar a vida profissional da pessoal.
1. Definam qual é o objetivo em comum. Onde vocês como casal e sócios querem chegar com a empresa? Decidam juntos quais são os objetivos do negócio que criaram para saber quais estratégias devem ser adotadas e seguidas. Se não tiverem isso claro, é possível que tomem atitudes diferentes e gastem energia à toa. Quanto mais alinhado o casal estiver com o que espera da empresa, melhores resultados poderão vir.
2. Estabeleçam os papeis e responsabilidades de cada um. É importante que cada pessoa saiba quais as funções do outro para que a empresa funcione de forma organizada, ambos sejam produtivos e possam ter resultados. Faça contratos, registre informações em atas e não deixe as coisas subentendidas só porque se confia no outro e se trata de uma relação familiar. Sejam profissionais.
3. Cobranças e feedbacks podem sim ser feitos. Não devem ser levados para o lado pessoal. Problemas precisam ser resolvidos na hora. É improdutivo, por conta de alguma discussão, passar o dia sem falar com o outro. O diálogo é fundamental para fortalecer o relacionamento.
4. Comemorem as pequenas vitórias. Empreender não é fácil, ainda mais na crise. No começo, é difícil ter vitórias. Então, vibrem com as pequenas conquistas para isso dar combustível para continuar.
5. Dividam tarefas de casa. Não deixem um ou outro sobrecarregados com tarefas domésticas ou isso poderá atrapalhar na produtividade na empresa. Se um gosta mais de cozinhar, deixe que fique responsável por isso enquanto o outro cuida da limpeza e organização da casa. Cuidem dos filhos de forma igual para que essa atitude também seja um bom exemplo para a educação deles.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Colunistas

Com a Palavra Paula Frank
07/10/2020 - 11:05
Hello People! Vamos circular?
Aqui na coluna do Bahia Notícias Mulher queria te fazer refletir sobre a frase símbolo da nossa marca: Para ser novo basta trocar de dono! Estão prontas? Te esperamos, vem com a gente!
11/06/2020 - 08:05
O luxo da solidariedade: vamos juntas neste “Abraço” de amor!
Diante deste momento de incertezas, em função do COVID-19, que aflige todo o mundo, reflexões e um chamamento à solidariedade se tornaram essenciais. Se antes nós da marca Paula Frank já tínhamos um compromisso social, agora nosso comprometimento tem sido ainda maior. Resolvemos não ficar parados diante dos problemas e entendemos este isolamento como uma oportunidade de mostrar amor ao próximo.

Instituto Consenso - por Luciana Santiago
26/08/2019 - 11:05
Problemas jurídicos: centro de resoluções de conflitos pioneiro no Brasil
20/06/2019 - 11:05
Marco histórico na resolução de conflitos na Bahia envolvendo relações imobiliárias.
Através deste artigo gostaria de levar ao conhecimento de vocês leitores um exemplo de sucesso na mediação consensual de conflitos envolvendo relações imobiliárias. Vamos ao fato.