Quarta, 09 de Outubro de 2019 - 14:05

Dia da Decoração: dicas para o Home Office perfeito

Dia da Decoração: dicas para o Home Office perfeito

 

O home office está se tornando cada vez mais comum no mercado de trabalho. Apesar de ser um movimento relativamente novo no Brasil, muitos profissionais autônomos já trabalham através dessa modalidade, o que pode ser, também, um desafio. No dia da decoração, Vera Sehbe, professora do curso de Design de Interiores da UNIFACS, reúne cinco dicas funcionais para transformar o espaço do seu home office em sinônimo de produtividade e afastar de vez a procrastinação.

 

O primeiro passo para conquistar o home office perfeito é entender que estar em casa não significa estar 100% à vontade. “Quem trabalha em casa e fica de pijama, ou sem camisa, acaba refletindo este desleixo na qualidade de suas tarefas. Se o hábito faz o monge, um traje não profissional pode contaminar a seriedade do trabalho e reduzir a credibilidade e até a autoestima do colaborador”, explica Vera Sehbe. O profissional precisa ter disciplina para lidar com as tentações presentes na sua própria casa, como a geladeira e a televisão. 

 

Crie o seu home office

 

A escolha dos móveis e da sua distribuição no ambiente pode ser crucial na hora de transformar um cantinho da casa em um espaço de trabalho. A escolha do mobiliário depende de 2 situações: o espaço disponível para esse ambiente e quantas horas se passará nele. Confira cinco dicas de móveis dadas por Vera Sehbe para garantir maior funcionalidade ao ambiente:

  1. Mesa ou escrivaninha: quando o trabalho exigir mais espaço para acomodar itens que vão além da impressora e notebook, o ideal é contar com uma mesa, garantindo espaço para papéis e outros itens.
  2. Cadeira: é importantíssimo sempre levar em conta a ergonomia. Ter uma cadeira ergonômica e confortável é primordial, afinal de contas, é ali que você vai ficar boa parte do seu dia e o seu conforto pode impactar diretamente na sua produtividade.
  3.  Iluminação: é preciso adotar uma iluminação geral e pontual. A iluminação natural e/ou artificial, desde que bem dosada, aumenta a produtividade e poupa a saúde da visão.
  4. Prateleiras: ideais para auxiliar na organização do ambiente e em espaços menores, onde se torna possível trabalhar um espaço aéreo de armazenamento sem atrapalhar a circulação.
  5. Armários: assim como as prateleiras, são uma boa opção para manter o ambiente organizado, porém demandam mais espaço. 

“ Organização e limpeza são fundamentais. Apesar dos desafios, quem consegue administrar seu tempo e produzir com qualidade no home office acaba trabalhando melhor e aproveitando mais a vida”, conclui Vera.

Histórico de Conteúdo