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Marca Bahia Notícias

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Setor de beleza brasileiro acelera crescimento

Setor de beleza brasileiro acelera crescimento
Itens de beleza são os mais comprados. | Foto: Reprodução/ Instagram

Quase um quarto da população brasileira assume ter o hábito de gastar mais do que realmente pode com produtos e cuidados estéticos, segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito. Em primeiro lugar no ranking das intenções de compra dos consumidores estão os cosméticos (50,7%). Os cuidados com cabelo, unha, barba e pelos chegam a 42,3%. Um dos conceitos que podem justificar esse aquecimento tem base no indicador conhecido como Índice do Batom, criado em 2001 pelo presidente da Estée Lauder, Leonard Lauder, que se baseia na estatística de que as vendas de cosméticos sobem em razão proporcional à queda do poder de compra dos consumidores.


A expectativa para esse ano é que o setor supere o crescimento de 2,75% registrado no ano passado, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). Apesar dos desafios da economia brasileira, em vez dos consumidores comprarem um artigo de maior custo, refugiam-se em produtos mais acessíveis, como batons, esmaltes e outros produtos de beleza, avalia Jeferson Santos, diretor geral da Hair Brasil. "Esse é um fenômeno que atinge especialmente as mulheres, permitindo que elas desfrutem da sensação de bem-estar. A incerteza financeira não impede a mulher de investir em pequenos prazeres como cuidar semanalmente das unhas, cabelos ou comprar um novo cosmético", analisa.


Atualmente, o Brasil é o quarto maior consumidor de produtos de beleza e higiene pessoal em todo mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Japão e China. No ano passado, o segmento de Beleza e Bem-Estar ocupou a terceira posição entre as maiores franquias em 2017, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), permanecendo atrás apenas do setor de alimentação e serviços educacionais. O pulo, de 12% para 16% em relação ao ano anterior, revela o quanto as mulheres não abrem mão da estética e os homens estão aderindo cada vez mais aos tratamentos de beleza. De acordo com o Sebrae, cerca de 70% dos brasileiros afirmam que os gastos com beleza são uma necessidade.