Terça, 10 de Setembro de 2019 - 09:05

Movimento 'Vai ter Gorda' chama atenção para o combate a gordofobia

por Iga Bastianelli

Movimento 'Vai ter Gorda' chama atenção para o combate a gordofobia

A primeira Câmara Municipal do Brasil vai promover uma Sessão Especial para celebrar o Dia de Luta contra a Gordofobia. O encontro será realizado hoje, às 18h30, no Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador. O evento vai debater questões relacionadas aos avanços e desafios da mulher gorda na sociedade. Dia 10 de setembro é considerado o Dia da Pessoa Gorda e visa conscientizar a sociedade sobre a importância de se manter o respeito, desconstruir preconceitos, mudar os padrões de beleza estereotipados e reavaliar a conduta frente ao problema da gordofobia, que recai principalmente sobre as mulheres.


O encontro, aberto ao público, é uma iniciativa do Movimento Vai Ter Gorda, que vem fazendo ações em prol do combate a Gordofobia. O objetivo dessa ação é lembrar a importância de manter o respeito às diferenças. A sessão, que vai promover o debate em torno do assunto, contará com a presença da jornalista Naiana Ribeiro e da coordenadora nacional do Vai Ter Gorda, Adriana Santos, que também é a 1ª Miss Plus Size Bahia e será uma das condecoradas.

Outras 20 personalidades reconhecidas em suas profissões e pela militância contra a gordofobia serão homenageadas entre elas está a blogueira Vivian Vieira, autora de um do primeiro blog dedicado exclusivamente a moda plus size da Bahia. Para a blogueira, os avanços e desafios da pessoa gorda na sociedade ainda são muitos. "Ainda existe muita gordofobia como um todo na sociedade, porém aos poucos estamos conquistando espaço pela nossa luta", disse. Já Adriana Santos, coordenadora nacional do Movimento Vai Ter Gorda, conta que o evento serve para chamar a atenção da sociedade para a causa "A gente só precisa ser humano para entender que a luta é necessária e que o mundo precisa abraçar as diferenças".

*O evento*

Nesta terça, o evento irá começar com uma mesa de abertura que vai discutir questões sobre gordofobia. Foram convidadas para participar do debate, a secretária estadual de políticas para as mulheres, Julieta Palmeira,  o vereador Hélio Ferreira (apoiador da sessão) e algumas personalidades. A coordenadora do Vai Ter Gorda, Adriana Santos será a mediadora do debate.


SERVIÇO:
O que é: Homenagem / Dia de Luta Contra a Gordofobia e Dia da Pessoa Gorda
Quando: Terça-feira, às 18h30
Onde: Plenário Cosme de Farias - Câmara Municipal de Salvador


 




 

Histórico de Conteúdo