Sábado, 25 de Abril de 2020 - 16:05

Como vender roupas pelo Whats App

por Iga Bastianelli

Como vender roupas pelo Whats App

O Bahia Notícias Mulher compartilha com vocês leitoras as dicas dadas pelo Shopping Atacadista Avenida Fashion. São dicas de vendas para roupas mas que podem ser adaptadas também para outros produtos ou até serviços! Confira: 

Quando abrimos a loja virtual do celular - como a Play Store e a App Store - o WhatsApp é um dos primeiros aplicativos da lista. Acessado por mais 130 milhões de brasileiros, ele é um dos apps com mais downloads da história!

 

Por reunir tantas pessoas, as lojas começaram a verificar que poderiam utilizá-lo para aumentar o faturamento. Se você está se perguntando como vender roupas pelo WhatsApp, ou até outros produtos de moda, fique ligado nestas dicas que te ajudarão muito!

 

Como vender pelo WhatsApp: primeiros passos

 

O primeiro passo para realizar suas vendas pelo app é se programar para isso. Antes de mais nada, você precisa pedir ao cliente autorização para contatá-lo via WhatsApp.

 

É importante garantir essa abertura porque, se você não fizer isso, pode receber multas e processos no Procon por mensagens não autorizadas.

 

O segundo passo é organizar seus clientes. Salve os contatos no seu celular por nome e indique informações relevantes (por exemplo, se aquela pessoa compra sempre com você ou se é um consumidor novo).

 

Depois de conseguir a autorização e de organizar os clientes, é hora de descobrir como vender no WhatsApp!

 

Essa versão do app, feita especialmente para empresas, é um pouco diferente da versão para uso pessoal. Na hora de criar sua conta, é possível registrar um telefone fixo, como da própria loja.

 

Na hora de fazer o perfil, é possível preenchê-lo com as seguintes informações:

* Foto (interessante usar a fachada da loja ou o logotipo)
* Endereço
* Setor de atividade (moda, alimentício, entre outros)
* Horário de funcionamento
* E-mail para contato
* Site da empresa (ótimo para estabelecimentos com e-commerce)
 

É importante dedicar atenção quando inserir os dados para que o consumidor consiga acessar todas as informações sobre sua loja.

 

Diferentemente do aplicativo que conhecemos, o WhatsApp Business oferece sugestões de mensagens automáticas e uma aba com métricas para análise da estratégia. O app também permite que os colaboradores tenham a conta em seus celulares. Assim, eles conseguem te ajudar com as vendas. No entanto, é válido destacar que uma conta pode ser usado por uma pessoa de cada vez!

 

Dê preferência ao atendimento personalizado

 

Mesmo oferecendo textos prontos para o envio, é importante salientar que, atualmente, o consumidor prefere marcas com atendimento personalizado. E, quando você utiliza o WhatsApp para vender, pode entregar isso ao cliente.

 

Não tem problema ter um modelo pronto para, por exemplo, mensagens de lançamentos. No entanto, certifique-se de inserir o nome da pessoa, perguntar se ela está bem e, caso seja um cliente fidelizado, explicar rapidamente porque ele poderia gostar da peça.

 

Prefira o contato por listas de transmissões

 

Na hora de se comunicar com mais de uma pessoa, dê preferência às listas de transmissões. Assim, a mensagem chega na caixa de entrada dos clientes e a chance de ela ser lida aumenta, já que nem sempre conferimos tudo que é dito nos grupos.

 

Ademais, o grupo poderia facilitar a sua vida. No entanto, no cotidiano dos seus consumidores, não seria uma experiência muito interessante.

Existem, na internet, ferramentas para gerar um link que leva direto para WhatsApp da sua loja. Faça um e coloque no seu Instagram e no seu Facebook, assim, as pessoas conseguem se conectar com você mais rápida e facilmente.

 

Segmentação de público

 

Outra maneira inteligente de vender pelo WhatsApp é utilizar a segmentação de público, separando seus clientes com base em seus interesses, preferências e demais especificidades.

 

Alguns exemplos de segmentação, são: estilo, tamanho de roupas ou sapatos, mês de aniversário (para fazer ações VIP’s), faixa etária do filho (caso você trabalhe com produtos infantis), entre outros. Você saberá como separar essa segmentação com base na análise do comportamento de compra de seus clientes. Fazendo isso você conseguirá enviar para cada cliente as promoções, produtos e ofertas pelas quais ele realmente se interessa, aumentando as chances de compra!

 

Use e abuse da tecnologia

 

O WhatsApp Business permite que você tenha um relacionamento mais próximo com seus clientes e, também, que faça vendas de forma rápida e prática. Utilizá-lo pode ajudar sua estratégia, desde que feito de forma organizada. Então, planeje-se, baixe os apps sugeridos e comece a vender online!

 

 

 

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