Segunda, 10 de Fevereiro de 2020 - 12:05

Eleita nova Deusa do Ébano

por Iga Bastianelli

Eleita nova Deusa do Ébano
André Frutoso

espeito, alegria, representatividade, identidade e autoafirmação são os valores que guiarão Gleiciele Teixeira Oliveira, 22 anos, no seu reinado no Ilê Aiyê. Eleita Deusa do Ébano na madrugada deste domingo (9), em sua segunda participação no concurso, a modelo e dançarina, que havia conquistado o terceiro lugar no ano passado, dedicou-se durante 12 meses para conquistar o topo do concurso em 2020.

 

“Em 2019 aprendi que uma Deusa precisa ter leveza e delicadeza. Estudei muito sobre a história do Ilê e me dediquei à dança. Assim que acabou o concurso me matriculei nas aulas de Dança Afro da Funceb (Fundação Cultural do Estado da Bahia) e me preparei o ano inteiro para esta noite”, conta Gleiciele.

 

Moradora do Curuzu, Gleiciele recebeu o incentivo da mãe para participar do concurso desde criança. “Ela cantava as músicas do Ilê para mim e dizia que eu seria a Deusa do Ébano um dia”, conta. A primeira vez que ela saiu com o Ilê no Carnaval foi determinante para ter certeza do que queria. “Foi como se eu me reconhecesse ali dentro e o desejo de ser Deusa cresceu em mim”, revela.. Ao lado de Gleiciele, também foram eleitas as princesas. No segundo lugar, ficou a carioca Sabrina Sant' Ana dos Santos, 31 anos, e no terceiro lugar a estudante de nutrição Núbia Ferreira, 19 anos. Ambas participavam pela primeira vez do concurso e receberam o Troféu Perfil Azeviche.

 

 

1º Gleiciele Teixeira Oliveira 

Idade: 22

Bairro: Curuzu – Salvador (BA)

Ocupação: Modelo e Dançarina 

Trajetória no concurso: segunda vez

O que significa tornar-se Deusa do Ébano?  Mais que um título, significa autoafirmação, ancestralidade  identidade. É a luta para nós ganharmos mais espaço e mostrar a nossa beleza, ainda pouco valorizada. Esse concurso nos incentiva a nos enxergar como belas, levando essa autoestima nossas crianças e outras mulheres. 

 

2º Sabrina Sant'Ana dos Santos 

Idade: 31

Bairro: Alto da Boa Vista - Rio de Janeiro (RJ)

Ocupação: Cantora e Bailarina

Trajetória no concurso: primeira vez

                                   

3º Núbia Ferreira 

Idade: 19 

Bairro: Liberdade – Salvador (BA)

Ocupação: Atriz e estudante de Nutrição

Trajetória no concurso: primeira vez

Histórico de Conteúdo