Mesmo com pandemia, segmento de franquias de Saúde, Beleza e Bem-Estar cresce

O balanço consolidado realizado pela ABF - Associação Brasileira de Franchising revela que o setor de franquias manteve sua curva de recuperação no 4º trimestre de 2020, se aproximando dos níveis pré-Covid-19. A retomada gradual da atividade econômica, as medidas de estímulo e a melhora nos índices de confiança empresarial e do consumidor devem incentivar novos negócios por parte de profissionais em busca de alternativas de renda e investidores, visando retornos financeiros mais altos.
Em 2020, mesmo com todas as dificuldades, um dos segmentos que mais chamou a atenção foi o de Saúde, Beleza e Bem-Estar por apresentar um bom desempenho no faturamento. Segundo a entidade, o segmento registrou desempenho positivo, de 5,4% no 4º tri e de 3,1% no ano.
O segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar foi beneficiado pelo fato de haver uma demanda ainda reprimida, pela decisão de parte dos pacientes em aproveitar a quarentena para realizar procedimentos mais invasivos, a acentuação do desejo de bem-estar mesmo em um contexto tão delicado e o redirecionamento de recursos que seriam utilizados para outros fins, como viagens e outras atividades sociais restritas nesse período.
"As franquias de Saúde e Beleza demonstraram grande resiliência e agilidade. O conhecido ‘efeito batom’ demorou um pouco mais a aparecer, mas se fez presente. De qualquer forma, apenas ele não explica o desempenho dessas franquias. Sim, o consumo de substituição e de gratificação foram importantes, mas as franquias deste segmento também fizeram sua parte. Se digitalizaram, criaram produtos e pacotes e, acima de tudo, mantiveram o relacionamento com franqueados e os consumidores. É importante destacar também o crescimento de serviços essenciais por meio do franchising, como odontologia, oftalmologia, clínica geral e cuidados com idosos que tiveram mais uma vez seu valor e potenciais reconhecidos mesmo com o mercado passando por tantas transformações", afirma Thais Ramos, coordenadora do Comitê de Saúde e Beleza da ABF.
Notícias Mais Lidas da Semana
Colunistas

Com a Palavra Paula Frank
07/10/2020 - 11:05
Hello People! Vamos circular?
Aqui na coluna do Bahia Notícias Mulher queria te fazer refletir sobre a frase símbolo da nossa marca: Para ser novo basta trocar de dono! Estão prontas? Te esperamos, vem com a gente!
11/06/2020 - 08:05
O luxo da solidariedade: vamos juntas neste “Abraço” de amor!
Diante deste momento de incertezas, em função do COVID-19, que aflige todo o mundo, reflexões e um chamamento à solidariedade se tornaram essenciais. Se antes nós da marca Paula Frank já tínhamos um compromisso social, agora nosso comprometimento tem sido ainda maior. Resolvemos não ficar parados diante dos problemas e entendemos este isolamento como uma oportunidade de mostrar amor ao próximo.

Instituto Consenso - por Luciana Santiago
26/08/2019 - 11:05
Problemas jurídicos: centro de resoluções de conflitos pioneiro no Brasil
20/06/2019 - 11:05
Marco histórico na resolução de conflitos na Bahia envolvendo relações imobiliárias.
Através deste artigo gostaria de levar ao conhecimento de vocês leitores um exemplo de sucesso na mediação consensual de conflitos envolvendo relações imobiliárias. Vamos ao fato.