Cabeça fria, ok! Caixa, ok! Negociações, ok! O Mundo Mudou, hora de arregaçar as mangas!

 

Este momento que o mundo atravessa, com as diversas transformações em curso, vem sendo chamado por analistas de “Novo Normal, mas para a administradora e mentora financeira Raquel Santos é um grande desafio. Para além da necessidade de migrar para o digital e conseguir vender os produtos ou serviços, as micro e pequenas empresas têm ainda um dever de casa muito importante para fazer, e que por muito tempo foi deixado de lado, organizar as finanças, fazer projeções e planejamentos; segundo Raquel isso é essencial para se conseguir passar por todas as turbulências sem grandes problemas.

 

Raquel Santos tem 35 anos, é empreendedora, experiente e acabou de inovar ao lançar esta semana, em seus canais do instagram: @souraquelsantos e @borafinanceirar, o curso online de gestão financeira, o primeiro feito especialmente para a plataforma instagram, que passou a ser uma grande vitrine. O propósito dela é reduzir a alta taxa de mortalidade das micro e pequena empresas e ajudar na criação de empregos no nosso país. Só para comprovar o que Raquel fala, segundo pesquisas do IBGE, 6 de cada 10 empresas fecham as suas portas em menos de 5 anos. No período de 2010 a 2015, por exemplo, o resultado foi o cancelamento do CNPJ de mais de 450 mil empresas no país.

 

Raquel explica que isso acontece porque muitas vezes as pessoas cometem um erro básico, que é misturar as contas pessoais com as contas da empresa. Muitas pessoas são empreendedoras, mas não ainda empresárias, pois não têm nem ideia de quanto precisam receber todos os meses para pagar as suas contas, não sabem precificar corretamente os produtos e serviços e muito menos organizar o fluxo de caixa anual da sua empresa. “O maior objetivo do meu curso, que tem um investimento de apenas R$197,00, é que seja acessível e democratize o conhecimento de forma leve, prática e divertida”, garante Raquel.

 

“Eu gosto dos sonhos que o dinheiro consegue transformar em realidade. E gestão financeira é necessário para que a pessoa possa realizar seus sonhos através do seu negócio”, revelou Raquel Santos. Para a consultora financeira, entrevistada pelo Bahia Notícias Mulher, a hora é de manter a cabeça fria, controlar o fluxo de caixa, negociar o que for possível, ter empatia e entender que o mundo realmente mudou. Ela, em semanas, arregaçou as mangas para adaptar o próprio negócio para a internet e conseguiu compartilhar conhecimento com as pessoas que precisam dela neste momento.
 

Conheça mais sobre a trajetória de Raquel Santos:

 

Como todo jovem, tinha vontade de aprender e começou em funções básicas enquanto cursava a faculdade. Raquel já foi recepcionista em uma construtora, quando o chefe identificou nela características comportamentais que ele julgava importantes para trabalhar no setor financeiro. No terceiro semestre da faculdade, quando ele perguntou se ela gostaria de trabalhar como auxiliar de contas a pagar, aceitou o desafio na hora. E foi assim que entrou no mundo da gestão financeira. Concluiu a faculdade de Administração, fez um MBA em Controladoria, mas a partir de 2011 a gestão financeira de fato “fisgou” Raquel. É que ao resolver empreender precisou cuidar das finanças da empresa e se viu até com medo de ter que administrar os salários de pais e mães de famílias, além do dela e do sócio. Então, na vontade de saber controlar as finanças precisou estudar ainda mais, quando percebeu que tinha um jeito de simplificar todas aquelas inúmeras informações que deixam todo micro e pequeno empreendedor em apuros. Com esta nova descoberta Raquel começou a aplicar  e ajudar os amigos e conhecidos que tinham empresas. Foi então que, de verdade, se deu conta de uma metodologia eficiente de gestão e resolveu ajudar os empreendedores a colocarem em prática nas suas empresas.  

Se você é empreendedora ou empresária e quer conhecer mais sobre o assunto, acompanha o conteúdo gratuito que a mentora disponibiliza no Intagram dela: @souraquelsantos!

 

Histórico de Conteúdo