Terça, 31 de Março de 2020 - 15:05

Especialistas ensinam como manter a produtividade no Home Office

por Iga Bastianelli

Especialistas ensinam como manter a produtividade no Home Office

 

 

Nossa sociedade nunca viveu dias como os que estamos vivendo agora: de repente, somos obrigados a ficar isolados, em quarentena, distantes do trabalho e de quem amamos. O que fazer para não "pirar"? 

Segundo a coach acadêmica e professora das disciplinas de Desenvolvimento Gerencial e Gestão de Carreira dos cursos de Pós-graduação da FECAP, Maria de Lurdes Zamora Damião, estamos experimentando uma situação completamente desconhecida, cheia de incertezas, e nosso maior desafio é manter o equilíbrio mental e emocional. 
 

MANTENHA UMA ROTINA 

Para quem está trabalhando home-office, o ideal é planejar a semana com disciplina, para que o trabalho não se misture com as tarefas domésticas, por exemplo. "Para fazer a divisão do tempo, avalie a semana ou dia, identificando as necessidades de descanso, sono, higiene, home-office, faculdade, lazer, refeições, revisões de conteúdo, exercícios físicos, atividade religiosa, entre outros. Registre essas informações em uma planilha", ela ensina. 

Já a Especialista em Gerenciamento de Projetos e Administração Estratégica e Coach de produtividade, Eleine Passos indica métodos e ferramentas que auxiliam no cumprimento de tarefas para o trabalho em casa “Muitas famílias estão tendo que se adaptar a uma nova realidade, com todos em casa em tempo integral é preciso estabelecer novas metas, criar hábitos, reconhecer limites e principalmente fazer gestão de si mesmo. Ser produtivo não é fazer mais em menos tempo e sim fazer o que é preciso com qualidade”, alerta a especialista que também destaca os seguintes pontos:

 

Vista-se para trabalhar e cuide da sua auto-estima

É muito tentador ficar com a roupa de dormir, portanto, tome um banho, coloque uma roupa leve, arrume os cabelos. Isso ajudará o seu psicológico a entrar no “modo trabalhar”, além de contribuir para manter a sua auto-estima.

 Combine com a família o seu horário de trabalho

Se você não mora só é importante deixar claro para sua família que você não está de férias. Determine o seu horário de trabalho, com as pausas necessárias ao seu ritmo. Para quem tem filhos pequenos há algumas possibilidades como revezar os cuidados com o parceiro ou outro membro da família e criar uma rotina de atividades escolares. “É uma forma de integrar a criança e ajudá-la a compreender que as atividades de estudo e trabalho continuam mesmo dentro de casa para que quando a situação se normalize ela não sinta tanta dificuldade em retomar a rotina”, explica Eleine.

Crie métricas de acompanhamento e mantenha contato com sua equipe

Não basta planejar é importante também acompanhar os resultados. Para empresas e líderes que tem funcionários é aconselhável realizar reuniões online para analisar o funcionamento das demandas e utilizar ferramentas de gerenciamento de atividades. Nesse ponto a tecnologia ajuda e oferece algumas opções de compartilhamento, inclusive gratuitas. Para videoconferências existe o Skype, Hangout, Zoom e para o controle de tarefas oTrello, Todoist e Asana.

Lembre-se que toda crise passa e os aprendizados ficam

Apesar da crise, esse modelo de trabalho pode passar a ser mais bem aceito nas empresas e trazer uma série de benefícios em produtividade como economia de tempo e dinheiro. “A cultura do home office ainda é pequena aqui no Brasil, mas se bem gerida pode ajudar muito, principalmente nas pequenas empresas. Economiza-se com a conta de energia e vale transporte, além do tempo que gasta-se no deslocamento, por exemplo”, conclui Eleine.

 "Apesar de proporcionar uma série de vantagens aos colaboradores, como flexibilidade de horário com deslocamento e comodidade ao profissional, a atividade remota requer muito mais organização individual, monitoramento e capacidade de colaboração dos líderes e entre as equipes. Pois o previsto e o planejado nem sempre acontecem e as pessoas ficam mais tensas frente ao novo. E agora estamos num tempo de imprevistos", afirma Janaína Rost, head da TackTMI, empresa de treinamentos corporativos e desenvolvimento de talentos da multinacional de recursos humanos, Gi Group. 

Para ajudar as empresas a proteger seus funcionários e clientes da pandemia e dar andamento às suas atividades com eficiência, a TackTMI desenvolveu uma plataforma de conteúdos virtuais com treinamentos acessíveis e de rápida aplicação, que tratam das principais questões que envolvem desde gerenciamento de equipes remotas a administração do tempo de trabalho, como manter a comunicação e interação entre diversos públicos, melhorar a produtividades das vendas, no modelo virtual, entre outros. 
 

 
   


 




 

Histórico de Conteúdo