Terça, 15 de Janeiro de 2019 - 09:05

Carreira: nunca é tarde para recomeçar

Carreira: nunca é tarde para recomeçar
Foto: freepik

Para muitas mulheres a carreira profissional é um dos desafios mais importantes e que diversas vezes concorre e perde espaço para a maternidade ou matrimônio. O fato é que nunca é tarde e sempre há novas oportunidades e momentos para trilhar e recomeçar uma carreira profissional. Mas as dúvidas são inúmeras: qual a melhor opção? Faculdade ou curso técnico? Quero empreender: onde estudar?

 

Os caminhos são vários, mas o primeiro passo é saber o que quer, e a partir daí procurar como e de que maneira vai se especializar. De acordo com coachs de carreira é preciso fazer um planejamento do tempo disponível para estudar e do investimento financeiro necessário.  

 

Se você não abre mão do curso superior terá que prestar vestibular direto para alguma instituição ou aplicar para o ENEM, esta é a forma de começar uma graduação. Mas se você não pode arcar com os custos de uma universidade particular, não descarte os cursos técnicos. De enfermagem a contabilidade, existem inúmeras escolas técnicas que oferecem bons cursos e a empregabilidade “teoricamente” seria mais rápida.

 

Se você já tem uma formação e deseja empreender a melhor forma é garimpar cursos, workshops e palestras sobre empreendedorismo e sobre o nicho que quer seguir. Não atire no escuro, estude, pesquise, avalie e desenvolva novas habilidades antes de abrir seu próprio negócio. 

Terça, 08 de Janeiro de 2019 - 08:05

Empreendora transformou amor pelo veganismo em negócio

por Rafaela Souza

Empreendora transformou amor pelo veganismo em negócio

 

Mais que um estilo de vida - que é contra qualquer tipo de exploração e consumo animal -, o veganismo se tornou o carro chefe de vários negócios criados por mulheres na capital baiana. As áreas variam de moda e beleza ao segmento gastronômico.

 

A publicitária Mariana Martins, de 28 anos, adepta do estilo há 13 anos resolveu transformar o amor pelo veganismo na “Amiga da Vaca”, marca criada em 2015, que oferece salgados e doces veganos sob encomenda. De segunda à sexta-feira, a empreendedora marca presença no campus de Ondina, próximo à Biblioteca Central da Universidade Federal da Bahia. Segundo ela, o espaço não se trata apenas do consumo de alimentos, mas da interação e troca de experiências. “Nossa principal mensagem é a da alimentação como um ato de afeto, e buscamos difundi-la na maneira como nos relacionamos com nossos clientes e no cuidado para que nosso espaço seja também um ponto de encontro e amizades”, reitera.

A empreendedora destaca que o objetivo da Amiga da Vaca é a valorização da vida, assim como o do veganismo. “Difundir uma cultura do cuidado com o outro e com seu ser”.  Ainda de acordo com ela, a alimentação vegana estimula a descoberta de novos temperos e aromas que diferem da culinária comum, além de alertar para questões sociais e ambientais.

 

MULHERES INVESTINDO

Quanto ao aumento de negócios veganos em Salvador, é importante ressaltar a importância da liderança feminina presente nessa área. “Fico feliz de ver que a maioria dos empreendimentos veganos são liderados por mulheres”, revela Mariana. Segundo ela, a felicidade é ainda maior por saber que muitos deles foram criados pelo amor a esse estilo de vida.

Para Mariana, os negócios veganos ampliaram o mercado de alimentação. “Podemos atender pessoas alérgicas e intolerantes, que há muito tempo foram impedidas de consumir algum tipo de produto”, explica. Os produtos da marca são livres de qualquer ingrediente de origem animal, como mel, ovos, manteiga, entre outros.

 

Quarta, 26 de Dezembro de 2018 - 08:05

Tecnologia como aliada de mulheres empreendedoras

Tecnologia como aliada de mulheres empreendedoras

As plataformas virtuais e aplicativos podem ser grandes aliadas na busca pela independência financeira feminina. Através das inovações tecnológicas, muitas empreendedoras vem conquistando espaço no mercado. Foi o caso de Catarine Melo, que decidiu apostar na idealização da sua loja. A designer de Moda conta que "Catarine Melo Design" foi criada há quatro anos, após ter concluído a sua graduação universitária.

 

A partir disso, a empreendedora individual resolveu abrir uma loja online na Elo7. A plataforma é indicada para pequenos empreendedores iniciarem as vendas para todo o Brasil - principalmente para produtos autorais, artesanais, personalizados, entre outros. É uma opção para mulheres que querem começar a vender pela internet tanto para obter renda complementar como para quem quer iniciar o próprio negócio.

 

Catarine revela que a plataforma não exige nenhum investimento para uso inicial. No entanto, é cobrado uma comissão a cada peça vendida. Outros ponto positivo citado por ela é o aumento da visibilidade dos produtos nos portais de buscas.

 

Ainda sobre os benefícios, a empreendedora admite a importância da tecnologia para a sua marca. “Posso dizer que 100% do meu negócio é sustentado pela tecnologia. Seja pelas redes sociais, a vitrine do negócio que é exibida para o mundo todo. Os aplicativos de comunicação, que são os meios mais utilizados para se conversar à distância. Ou a plataforma de venda online, como a Elo7, que aproxima até mim pessoas que buscam pelos meus produtos no Brasil inteiro. Tecnologia é avanço, e ter a tecnologia a favor do meu negócio é ter a certeza de estar na direção certa”, completa.

 

Confira outras empresas que mostram como é possível as mulheres se tornarem independentes financeiramente:

 

Facily: Plataforma de serviços que permite que profissionais sejam conectados até os clientes. Atualmente a funcionalidade está ativa no mercado de beleza e leva centenas de manicures, depiladoras e designers de sobrancelhas a novas clientes, garantindo uma flexibilidade de horários, já que podem programar seus atendimentos de acordo com a disponibilidade do dia a dia.

 

Celcoin: O aplicativo gratuito para pagamentos e transações financeiras, foi criado com o intuito de democratizar os serviços financeiros para a população. A cada operação realizada, uma porcentagem é recebida como bônus aos agentes (como uma bonificação). Atualmente, cerca de 1.650 mulheres no Brasil oferecem serviços por meio do aplicativo Celcoin.

 

Workana: É uma plataforma para encontrar trabalhos freelancers sem sair de casa e há opções para profissionais de TI e programação, design e multimídia, tradução e conteúdos, marketing e vendas, suporte administrativo, finanças, administração e engenharia. Como a plataforma está disponível em toda América Latina, há a possibilidade, inclusive, de conseguir freelas internacionais. Diariamente, a Workana oferece ao menos 300 possibilidades de projetos.

 

Cabify: A plataforma conecta motoristas parceiras a usuárias e é uma ótima forma para obter renda complementar. Por meio dela, as mulheres podem oferecer serviço de transporte individual de forma flexível e com grande liberdade.

Terça, 18 de Dezembro de 2018 - 08:05

Uso do Whats App para potencializar seu negócio

Uso do Whats App para potencializar seu negócio

O Whats App é um dos aplicativos de mensagens mais usados, e assim como as redes sociais também é possível ser usado como auxílio na hora de ganhar um extra ou para turbinar os negócios.

 

Já estão sendo feitos testes para a versão do aplicativo exclusivo para empresas, o Whats App Business, por enquanto ainda não foi lançado  no Brasil, mas promete revolucionar já que, segundo o site Marketing de Conteúdo, é uma maneira de conversar e lidar diretamente com o seu cliente.

 

Mas enquanto as novidades não se consolidam e chegam ao Brasil, a expert em marketing digital, Camila Porto, dá algumas dicas em seu site sobre como se organizar comercialmente nessa rede de contatos. Ela começa falando sobre criar os contatos, por que uma coisa é ter os números de maneira informal, em sua lista social, outra é gerar a lista de clientes, sem isso, sem estratégia nenhuma nada vai funcionar em seu negócio. Por isso, é interessante que você crie cadastros de clientes.

 

Se você procura fazer o cadastro dos seus clientes, claro que tem que pedir autorização, até por que se mandar mensagens sem que a pessoa esteja ciente, pode gerar um desgaste de imagem e isso pode ser bem negativo.

Camila segue falando em seu site sobre como organizar seus contatos, ela usa o seguinte exemplo: Você é dono de um salão de beleza e tem dois novos contatos para incluir em sua agenda:

  • Maria, cliente que vai no seu salão uma vez por semana para fazer as unhas.
  • João, que vai no seu salão a cada dois meses para cortar o cabelo.

Na sua agenda, você pode diferenciar esses clientes da seguinte maneira

  • Maria da Silva – unha semanal
  • João dos Santos – corte masculino

Dessa maneira, você pode criar listas de transmissão apenas para homens que só cortam o cabelo.

 

Outras dicas: use listas de transmissão, ao invés de grupos, isso faz com que tenha atenção e resultado muito melhor, no grupo não se mede respostas e recebimentos como nas listas; não foque em vendas, ataque de outras formas, sobre o que seu cliente melhoraria no teu negócio, por exemplo; e use o Whatss App Web, no computador é melhor para visualizar as respostas, copiar textos etc, há uma agilidade melhor que no celular.

 

 

Terça, 11 de Dezembro de 2018 - 08:05

Dentista desperta para o empreendedorismo com serviços diferenciados

por Iga Bastianelli

Dentista desperta para o empreendedorismo com serviços diferenciados
Foto: Leonardo Espirito Santo

 

Depois de 14 anos como funcionária trabalhando para terceiros em clínicas de Salvador, a dentista Francélia Gama despertou para o empreendedorismo e decidiu abrir a Clínica CLIMO, Clínica Médica e Odontológica. É que Além de serviços de odontologia integrada, serviços de diferentes especialidades médicas estarão disponíveis. “Percebi que há uma carência de serviços de saúde na Paralela e considerei que a maioria das pessoas, como eu, tem buscado deslocar-se o mínimo possível no trânsito, tanto para não perder tempo, quanto por uma questão de economia, já que o preço do combustível está nas alturas. Além da localização privilegiada, perto do metrô, considerei a infraestrutura, o conforto e a segurança do local onde eu iria empreender”, relatou Francélia.

 

A unidade foi  inaugurada no Edifício Wall Street, na Paralela e oferece comodidade aos novos moradores da região e aos servidores que trabalham no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Esta foi a motivação da dentista e empreendedora Francélia Gama ao definir a localização do seu empreendimento.

 

Outro diferencial da unidade será o atendimento odontológico noturno, para clientes que optarem pelo atendimento a partir das 18 horas. Periodontia, odontopediatria, ortodontia, endodontia, clínica geral (dentística) e cirurgia geral são algumas das especialidades odontológicas que estarão disponíveis na Climo. Prótese estética e implantes dentários também integram o conceito de odontologia integrada do serviço de saúde.

 

Além disso, especialidades médicas como dermatologia e estética estarão disponíveis, assim como exames de imagem, a exemplo de ultrassonografias. “Posteriormente, teremos também outras áreas médicas, além de nutricionistas e psicólogos, entre outros profissionais”, anunciou a empreendedora.

 

A empresária Francélia Gama é graduada em odontologia, reúne especialização em Saúde da Família, atualização em Ortodontia e curso em Implantodontia. Antes de decidir abrir sua própria clínica, ela atuou como dentista em diversas outras unidades, assumiu funções de Coordenação em Saúde Bucal e de Gestora/Secretária de Saúde em um município baiano. Francélia também acumula experiências na área de promoção em saúde bucal, na qual atuou como orientadora e palestrante.

Terça, 04 de Dezembro de 2018 - 08:11

Empresária promove evento para quem prefere valorizar marcas baianas

por Iga Bastianelli

Empresária promove evento para quem prefere valorizar marcas baianas

 

A empresária do setor turístico Nanda Lebram mais uma vez irá promover no Salvador Express Praia Hotel, em Amaralina, o tão esperado evento “News by Nanda Lebram”. Já na 13ª edição a News irá acontecer esta semana de 6 a 8 de dezembro e reúne no lobby e no auditório do hotel um mix de expositores de diversos segmentos como gastronomia, moda, beleza, arte e decor.

 

Segundo Fernanda um ótima oportunidade para quem quer antecipar as compras de Natal e valorizar a produção de marcas baianas. “Teremos um ambiente agradável para que as pessoas possam comprar com tranquilidade e atrações diversas como exposições de mesa posta, oficina de slimes, exposições de arte e fotografia além da Dj Barbie e do cantor Lucas Melo”, revelou ela.

Sempre antenada Fernanda repete mais uma vez a parceria com o promoter Ginno Larry, que receberá os convidados durante todos os dias do evento num espaço especial.

Terça, 27 de Novembro de 2018 - 08:05

Empreendedorismo Social: Ateliê leva representatividade para crianças

por Rafaela Souza

Empreendedorismo Social: Ateliê leva representatividade para crianças
Foto: Divulgação

Idealizado pela especialista em Design Estratégico Geo Nunes, a Amora busca levar representatividade através dos brinquedos que auto afirmam a identidade étnica das crianças. Em entrevista ao BN Mulher, a criadora do ateliê revelou que a Amora surgiu após ter percebido a falta de bonecas negras nas lojas.

 

"Tudo começou em 2015, quando eu fiquei responsável de comprar os brinquedos para uma doação de um projeto social. Minha vontade era comprar bonecas negras, fui em várias lojas e foi muito difícil achar opções", explica.

 

A designer leva os detalhes a sério desde a caracterização das bonecas, que recebem nomes de importantes personalidades negras até a lógica da doação. Atualmente, a cada peça vendida, uma é doada. E as bonecas doadas ainda foram confeccionadas com tecidos doados pelos blocos afro de Salvador, uma parceria do ateliê.Geo acredita que quando as crianças têm contato com brinquedos parecidos com elas, a forma de se posicionarem no mundo também muda.

 

A familiaridade com a máquina de costura e moldes fizeram com que Geo não só criasse a Amora, mas percebesse que a iniciativa poderia se transformar em negócio. O ateliê trabalha hoje com três frentes: a venda dos brinquedos, doação e realização de ações e eventos em escolas e feiras.

 

 

No seu segundo ano de atuação, a Amora venceu o Prêmio Jovens Empreendedores Sociais. Além das crianças, o ateliê já impactou a vida de várias costureiras e artesãs de Salvador na produção dos bonecos.

 

MENTORIA

Mentora da Amora desde 2017, Ivana Souto, explica que a Amora é um projeto importante e sedutor. "O brinquedo de pano  transmite o conforto e a representatividade para as crianças em se enxergar nele. Isso é fundamental para que elas como adultos sejam mais conscientes e tranquilos quanto a isso", disse Ivana.

Terça, 20 de Novembro de 2018 - 08:05

Case de sucesso: Empresária enfrentou dificuldades e transformou uma oportunidade

por Iga Bastianelli

Case de sucesso: Empresária enfrentou dificuldades e transformou uma oportunidade

Há mais de 15 anos no mercado de beleza e estética, Luzia Costa, 37 anos, casada e mãe de dois filhos, criou duas redes de franquias, ambas com técnicas exclusivas e inovadoras no segmento. A empresária nasceu na cidade de Passa Quatro, no estado de Minas Gerais em 1980. Luzia é especialista em estética, massoterapia, imagem pessoal, em técnicas de sobrancelhas com destaque em micropigmentação e microblading.

Está há mais de 15 anos no mercado trilhando sua história marcada por dificuldades e uma trajetória bem sucedida. A empresária antes de conquistar a posição que possui atualmente, já foi manicure, dona de carrinho de lanches, teve lanchonete, pizzaria, faliu, vendeu biscoitos caseiros, produziu tomates secos e pirulitos, mas nunca desistiu de ter seu negócio próprio.

 

Em um momento de muita dificuldade, surgiu uma oportunidade de fazer um curso de massagem gratuito na prefeitura de Roseira (interior de SP) onde morava na época, e após algumas semanas começou a atender clientes em sua casa mesmo. Mas ainda não estava satisfeita com o que estava conquistando, teve a ideia de realizar o serviço que acabara de aprender, em uma tenda na praia de Ubatuba (SP) em alta temporada.

 

Luzia não tinha condições financeiras e muito menos experiência no mundo empresarial, mas as massagens e serviços de manicure, sobrancelhas e depilação foram os primeiros passos para virar o jogo e se tornar uma empresária de muito sucesso. Para crescer cada vez mais, a empreendedora fez outras especializações no setor de estética, e sempre se destacou no segmento de sobrancelhas. Então com seu sucesso no ramo, outros profissionais iam até seu pequeno empreendimento para aprender as técnicas. Foi assim que a sala de atendimento virou um centro de treinamento.

 

O Centro de Treinamento mudou a sua vida quando começou a ministrar técnicas para funcionárias de uma franquia que acabara de chegar na cidade. Assim surgiu o momento da Luzia abrir sua própria rede de franquia. Em 2013 fundou um espaço especializado em sobrancelhas no Taubaté Shopping e após quatro meses de operação teve sua primeira franqueada na cidade de Guaratinguetá (SP). O sucesso não parou mais, hoje a rede está consolidada em todas as regiões do Brasil e vem ganhando espaço em outros países como Argentina e Bolívia.

Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino: Mulheres representam 51% do mercado
Foto: Reprodução / Getty Images

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, celebrado nesta segunda-feira (19), tem como objetivo valorizar e incentivar as mulheres empreendedoras. Quando o assunto é representatividade na área, as mulheres representam cerca de 51% no mercado de empresas no Brasil.

 

De acordo com o site da revista Exame, a participação feminina vem crescendo com o passar dos anos. Em 2003, somente 29% das mulheres empreendiam, em 2017 já eram 51%. O aumento foi de mais de 65% em 14 anos, conforme os dados do GEM (Monitoramento de Empreendedorismo Global). A vontade de ficar com os filhos, a necessidade de realização profissional e o empoderamento feminino contribuíram para os avanços no segmento.

 

Para a Rede Mulher Empreendedora (RME), o impacto da atuação das empreendedoras é multiplicador. Isso porque quando elas prosperam financeiramente, toda comunidade também cresce.

Terça, 13 de Novembro de 2018 - 08:05

Vantagens e desvantagens de empresas familiares

Vantagens e desvantagens de empresas familiares

Empresa familiar é muito mais do que gerar um negócio com alguns parentes, é algo tão sério que existe um conceito próprio para esse tipo de empresa. Segundo o site Novo Negócio, uma empresa familiar é aquela que surgiu como um ideal dos membros da família no qual existe um vínculo emocional forte por pertencer a um projeto de nosso pai, mãe, avô ou outro membro da família.

 

Assim como qualquer modelo de negócio, do mais simples ao mais complexo, existem os prós e os contras de estabelecer um negócio familiar e/ou decidir fazer parte.

 

O Sebrae diz que esse tipo de empresa tem uma estrutura enxuta, disponibilidade de recursos financeiros e administrativos para autofinanciamento obtido de poupança compulsória feita pela família, organização interna leal e dedicada e forte valorização da confiança mútua, independentemente de vínculo familiares. A formação de laços entre empregados antigos e os proprietários exerce papel importante no desempenho da empresa como alguns dos pontos fortes

 

Já como pontos fracos são apontados: dificuldade de separar as emoções, relações e decisões, valorização das tradições para resolver tudo dentro do negócio, conflito de interesses da família com os interesses da empresa e até mesmo falta da participação de outros sócios. O site Novo Negócio coloca a constante capacitação profissional e um planejamento de negócio como formas de driblar crises e alguns problemas.

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