
O distanciamento social tem levado soteropolitanos a repaginarem os lares: mudar os móveis de lugar, adquirir modelos novos e baratos, pintar paredes desgastadas, mexer na decoração e até reformar cômodos estão sendo algumas das opções durante o isolamento.
Mesmo diante da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19), alguns brasileiros estão conseguindo tempo para reorganizar as moradias. Segundo um levantamento da Associação Brasileira de E-Commerce (Abcomm) em parceria com a Konduto, a compra de “móveis” está entre os segmentos que mais venderam no período.
Entretanto, para o arquiteto baiano Márcio Barreto, a procura pela arquitetura acessível?—?mudar sem gastar muito?—?cresce em paralelo pelos bairros da capital baiana, visto que é um modelo econômico, efetivo e que traz resultados visíveis para os lares.
“Primeiro é importante desmistificar um conto sobre a arquitetura acessível. Muitas pessoas entendem esse modelo exclusivamente como ‘algo de valor mais barato’ e tentam reproduzir ambientes luxuosos com menos dinheiro, mas não é bem assim. A arquitetura acessível tem o seu estilo próprio e está associada ao uso de materiais funcionais, econômicos e duradouros, aproveitando-se deles e da criatividade para criar espaços esteticamente belos”, explica.
A frente da Arquitetura do Barreto, o profissional separou 3 dicas essenciais para quem quer repaginar salas, varandas e outros cômodos sem precisar gastar muito.
DECORAÇÃO CRIATIVA
“Olhe para os próprios itens que você tem em casa. Agora, tente visualizá-los com outros usos, como na parede, sobre o móvel da TV ou na mesa de centro, por exemplo. Uma amostra de decoração criativa é usar uma chaleira como um vaso para plantas suculentas, mudando aspectos da varanda. Outra ideia super bonita e interessante é prender um ‘colar de contas’ perto dos quadros, somando-o à decoração de uma sala diferenciada”, aconselha Márcio, “Vamos, vasculhe a casa para repaginá-la!”, encoraja.
NÃO DECORE TODAS AS PAREDES
“Você não precisa decorar todas as paredes da sua casa. Uma opção é caprichar na decoração da parede mais visível, ou então, decorar aquela parede que justamente não é logo vista assim que entra no ambiente, tornando-a se um elemento surpresa à medida que vamos andando no espaço”
NÃO COMPRE ITENS DESNECESSÁRIOS
“Em tempos de crise e aperto financeiro, tenha muito cuidado com as promoções ou frete grátis. Isso porque essas ofertas tendem a atrair o consumidor e levá-lo a compra de itens desnecessários, que poderiam ser feitos manualmente ou usando a decoração criativa. Controle-se e pense cuidadosamente se não consegue obter a funcionalidade que deseja com outro item da casa”
Notícias Mais Lidas da Semana
Colunistas

Com a Palavra Paula Frank
07/10/2020 - 11:05
Hello People! Vamos circular?
Aqui na coluna do Bahia Notícias Mulher queria te fazer refletir sobre a frase símbolo da nossa marca: Para ser novo basta trocar de dono! Estão prontas? Te esperamos, vem com a gente!
11/06/2020 - 08:05
O luxo da solidariedade: vamos juntas neste “Abraço” de amor!
Diante deste momento de incertezas, em função do COVID-19, que aflige todo o mundo, reflexões e um chamamento à solidariedade se tornaram essenciais. Se antes nós da marca Paula Frank já tínhamos um compromisso social, agora nosso comprometimento tem sido ainda maior. Resolvemos não ficar parados diante dos problemas e entendemos este isolamento como uma oportunidade de mostrar amor ao próximo.

Instituto Consenso - por Luciana Santiago
26/08/2019 - 11:05
Problemas jurídicos: centro de resoluções de conflitos pioneiro no Brasil
20/06/2019 - 11:05
Marco histórico na resolução de conflitos na Bahia envolvendo relações imobiliárias.
Através deste artigo gostaria de levar ao conhecimento de vocês leitores um exemplo de sucesso na mediação consensual de conflitos envolvendo relações imobiliárias. Vamos ao fato.