Quarta, 28 de Agosto de 2019 - 09:05

Por dentro da mostra 'Casas Conceito 2019'

por Iga Bastianelli

Por dentro da mostra 'Casas Conceito 2019'

 

Um Living na Mostra Casas Conceito

Reconhecido pela capacidade de transformar ambientes em espaços sofisticados e acolhedores, o arquiteto Wagner Paiva foi até a Grécia buscar a inspiração para o LIVING NAVAGIO que assina na segunda edição da Casas Conceito – com visitação aberta ao público até o dia 29 de setembro. Navagio é uma praia de água azul turquesa, desenhada por enormes falésias de calcário branco. Local estonteante e superexclusivo na ilha de Zantes (Zakinthos). Outra referência, mais afetiva e próxima, é da praia de Guarapari, no Espírito Santo, onde o arquiteto passava os verões da infância na casa da avó.

 

“O mar me traz memórias de puro amor. Não havia lugar mais acolhedor no mundo. Pude viver em liberdade com maresia impressa em cada fase do dia, nas manhãs do mar gelado, nas tardes de esporte e nas brisas noturnas sob o céu de estrelas. Também de solidão, nas pescarias com meu pai em praias desertas. Ali entendi a importância do momento dedicado a si mesmo, dos prazeres cotidianos”, relata.

 

Ilha grega inspira ambiente

Sob o mote “De todos os Santos ao Egeu: encantos de um projeto baiano”, os arquitetos Ivan Rocha e Carlos Pinillos criaram o ambiente “Refúgio lha de Paros”, na mostraCasas Conceito, que segue aberta a visitação até o dia 29 de setembro, na Bahia Marina, em Salvador. Com uma vista deslumbrante para a Baía de Todos os Santos, o espaço foi inspirado na ilha grega de Paros, que fica no mar Egeu, conhecida também como a Ilha de Mármore, por conta da generosa oferta da matéria prima no local.

 

O ambiente é um Loft, que sem perder o despojamento praiano, abriga uma sala de estar com uma cozinha integrada, divididos por uma ilha de mármore onde são realizadas as refeições, um quarto e um banheiro. Estrategicamente posicionada, em um ângulo de 45°, na parte posterior do ambiente, a cama – projetada pelo próprio escritório de arquitetura - se debruça sobre o mar, para que o usuário aprecie todas as nuances de um belo amanhecer e o fantástico pôr do sol na Baía de Todos os Santos. A cortina rolô com tela solar “filtra” a incidência do sol, permitindo a contemplação da visão exterior. 

 

 “O espaço foi pensado para um homem moderno que para aliviar o estresse do dia a dia, busca o mar como refúgio, e os esportes náuticos lhes servem como terapia. Apreciador de arte moderna e de artesanato primitivo, sempre está em busca de alguma peça interessante para adornar o espaço”, diz Carlos Pinilos.

 

Ambiente é inspirado em Alok

O espaço Living com Jantar, assinado pelas sócias-diretoras da Dois A Arquitetura e Interiores, Ana Paula e Ana Claudia Nonato, homenageia um brasileiro notável: Alok. O ambiente retrata através de artefatos, texturas, cores, móveis, iluminação e outras possibilidades criativas, o DJ, o marido, o filho, o amigo e o próprio Alok Achkar Peres Petrillo em suas características mais pessoais. O local pode ser visitado até o dia 29 de setembro, de terça a domingo, das 16h às 22h, na Bahia Marina, em Salvador. 

 “Buscamos desenvolver um projeto que buscasse por menos excesso e mais essência. O espaço foi pensado como sendo um palco, afinal ele é inspirado no Alok, esse grande ícone da música eletrônica. Um palco para as relações com as pessoas que convivemos e amamos, assim como com a natureza que invade”, conta Ana Claudia.

Pensando na forte conexão de Alok com o mar e envolvimento com trabalhos sociais em comunidades, o ambiente recebeu o nome de um das mais belas vistas da Baía de Todos os Santos, a Praia da Gamboa. “É um lugar histórico e lindo demais, por qualquer viela da comunidade, por qualquer fresta tem a vista para o lindo mar da nossa Bahia, além de possuir uma arquitetura única, afirma Ana Paula.

 

CASAS CONCEITO 2019

Quando: Até 29 de setembro. De terça a domingo, das 16h às 22h.

Onde: Bahia Marina – Avenida Contorno, Comércio – Salvador.

Quanto: R$ 40,00 de quarta a domingo e R$ 30,00 + 1 kg de alimento não perecível, nas Terças Solidárias.

 

Histórico de Conteúdo